Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de janeiro de 2014

ESTADO DO RN TERÁ COBERTURA DE 80% PELO NOVO RADAR INAUGURADO PELO CEMADEN EM NATAL

 


CEMADEN inaugura radar meteorológico em Natal, RN

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) inaugurou em Natal, RN, o radar meteorológico, cuja cobertura abrange 80% do Estado.
O equipamento, instalado na Base Aérea de Natal, cobrirá a maior parte da região semiárida e a faixa litorânea do Rio Grande do Norte, e os dados transmitidos subsidiará o trabalho da operação do CEMADEN no monitoramento das áreas de riscos de deslizamento e inundação.
A ação do Centro atende a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais, lançado em agosto de 2012, e conta com a instalação de mais 8 radares no país. Os demais radares a ser instalados serão implantados em regiões que ainda não são monitoradas, como Maceió, AL; Salvador, BA; Petrolina, PE; Almenara, São Francisco e Três Marias, MG; Santa Tereza, ES e Jaraguari, MS. Os investimentos são de mais de R$ 72 milhões.
A partir dos radares será possível para o CEMADEN aprimorar a qualidade da quantificação de chuvas sobre os municípios cobertos pelos radares; melhorar a previsão de tempo de curtíssimo prazo e, também, antecipar a emissão de alertas de desastres naturais.
Ainda como parte do Plano de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres, o CEMADEN já instalou oito pluviômetros (equipamentos os que medem a quantidade de chuva) em áreas de risco de desastres no município de Natal, somando à rede de pluviômetros do CEMADEN um total de 772 unidades instaladas em todo o país. Estes equipamentos, juntos com os radares, também servirão para calibração de modelos hidrológicos e meteorológicos em desenvolvimento no Centro.
Radares do Cemaden - Previsão de operação
2013
Dezembro - Natal (RN) e Petrolina (PE)
2014
Janeiro – Salvador (BA)
Fevereiro – Jaraguari (MS) e Maceió (AL)
Março – São Francisco (MG) e Três Marias (MG)
Abril - Santa Tereza (ES)
Maio – Almenara (MG)
Fonte:
Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação
O CEMADEN
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
LOCALIZAÇÃO / CONTATO
Tel: +55 (12) 3186-9236 +55 (12) 3186-9387
Rodovia Presidente Dutra, Km 40, SP-RJ
CEP: 12630-000, Cachoeira Paulista, SP, Brasil


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br