Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de janeiro de 2014

FAMÍLIAS RIBEIRINHAS DE MACAPÁ (AP) SERÃO REMOVIDAS DAS MARGENS DO RIO AMAZONAS


Desde 2010, já foram retiradas da área 120 famílias (Foto: Dyepeson Martins/G1)Desde 2010 já foram retiradas da área 120 famílias (Foto: Dyepeson Martins/G1)










DEFESA CIVIL PREVÊ A RETIRADA DE 100 FAMÍLIAS
DO ATURIÁ, NO AP

Remoções iniciaram em 2010, mas foram intensificadas em janeiro de 2014.
Riscos de desabamento aumentaram, afirma Defesa Civil.



A Defesa Civil prevê a retirada imediata de pelo menos 100 famílias que moram às margens do rio Amazonas, no bairro Aturiá, Zona Sul de Macapá. As remoções iniciaram em 2010, mas foram intensificadas em 3 de janeiro de 2014, por causa do aumento no risco de desabamentos dos imóveis feitos de madeira. A dona de casa Rosana dos Santos, de 27 anos, diz conviver com o medo de ver a casa ser destruída pela força da água.
Rosana dos Santos, de 27 anos, diz não ter para onde ir com os filhos (Foto: Dyepeson Martins/G1)Rosana dos Santos, de 27 anos, diz não ter para
onde ir com os filhos (Foto: Dyepeson Martins/G1)
"A gente dorme ouvindo o barulho da água. Agora com a maré cheia a qualquer momento pode vir uma onda forte e derrubar tudo. O problema é que só temos aqui para morar", relatou a dona de casa, que assinou um termo assumindo o risco de morar na região.
O coordenador municipal da Defesa Civil Maicon Kirley, destacou que mesmo com a resistência dos moradores, será inevitável as remoções.  "A maioria das pessoas não saem por vontade própria, então infelizmente temos que esperar pelas ligações de emergência que sempre acontecem quando a força da água atinge as residências", explicou Kirley.

O risco de desabamento dos imóveis pretende ser diminuído com a construção do muro de arrimo, que começou a ser erguido na região em outubro de 2013. A conclusão da obra vai conter a força do rio Amazonas, que avança 30 metros todos os anos. Desde 2010, a Defesa Civil já retirou da área 120 famílias. Dyepeson Martins - Do G1 AP


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br