Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de janeiro de 2014

VOLTA A OPERAR A BALSA QUE CRUZA O RIO PARANÁ NA DIVISA DO PARAGUAI

Depois de 27 dias parada, balsa que cruza o Rio Paraná em Guaíra volta a operar (Foto: Reprodução / RPC TV)Nesta quarta, cerca de 200 caminhões ainda aguardavampara cruzar a fronteira (Foto: Reprodução / RPC TV)

Depois de 27 dias parada, balsa que 




cruza o Rio Paraná volta a operar


Embarcação faz o transporte de veículos entre Salto del Guairá e Guaíra.
Ao menos 200 caminhões carregados aguardam para deixar o Paraguai.

Do G1 PR, com informações 
da RPC TV Cascavel



A balsa que faz a travessia do Rio Paraná entre Salto del Guaíra, no Paraguai, e Guaíra, no oeste do Paraná, voltou a operar depois de 27 dias parada. O serviço na fronteira precisou ser suspenso no dia 10 de dezembro por causa do baixo nível do rio na região. Por causa da fila de espera que se formou, na manhã desta quarta-feira (8), ao menos 200 caminhões carregados ainda aguardavam para deixar o país vizinho e continuar a viagem pelo Brasil.
O motorista Arnildo Schulz conta que em função do problema ficou parado 31 dias na fronteira. Os caminhoneiros calculam que o frete cobrado pelo transporte não deve compensar o tempo que precisaram ficar no porto paraguaio até que a embarcação voltasse a operar. Além disso há o risco de prejuízos com a própria carga, a maioria perecível. Nesta época do ano, cerca de 50 caminhões usam o serviço para o escoamento da safra paraguaia de milho.
Segundo o gerente da balsa, Adenilson Antônio de Souza, apesar de a embarcação ter voltado a operar, o ideal para que o serviço não seja novamente suspenso é que o nível do rio suba mais. “Para ficar tranquilo, tem que subir mais uns dois metros. Do jeito que está, estamos tendo que dar uma volta maior. Com isso se gasta mais combustível e leva o dobro do tempo para atravessar o rio”, comentou.
Os veículos não podem passar pela Ponte Ayrton Senna, que liga o Brasil ao Paraguai na mesma região, por causa da origem e destino das cargas. No dia 30 de dezembro, um grupo de caminhoneiros protestou em frente à delegacia da Receita Federal (RF) a fim de pressionar o órgão para que liberasse provisoriamente a entrada dos caminhões pelo Mato Grosso do Sul e a travessia pela ponte, o que não foi atendido. GLOBO.COM Do G1 PR, com informações da RPC TV Cascavel

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br