Barragem do Batalhão é o segundo açude cearense a sangrar em 2014
A Barragem do Batalhão se tornou o segundo açude cearense a sangrar em 2014. Ainda em Crateús, o açude Carnaubal, que na última terça-feira, 1º, apresentava o volume de 1.420.000m³, saltou para 1.462.831m³, aumentando 12cm na sua cota.
Os açudes Curral Velho e Gavião estão com volumes acima de 90% e devem ser os próximos a sangrarem. Segundo a Cogerh, dos 139 açudes monitorados, 105 estão com acúmulo inferior a 30%.
De acordo com a Companhia, as últimas chuvas registradas no Estado garantiram ao sistem hídrico de Crateús, formado pelos açudes Carnaubal, Realejo e Barragem do Batalhão, uma reserva hídrica até setembro de 2014.
Nesta quarta-feira, 2, 82 municípios registraram chuvas nas últimas 24h, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O município de Acaraú registrou o maior índice pluviométrico. Em Fortaleza, a precipitação foi de 18 mm, no posto do Castelão.
Eu até aqui, aos 45 anos de idade, nunca havia visto uma imagem semelhante a deste açude na região nordeste. Como trabalho na agricultura, fico a imaginar o tamanho da felicidade dessa gente tao sofrida e a pedir a Deus que possa estar conservando sempre um volume d'água semelhante a este, sem é claro deixar de lembrar que também muito depende da ação do homem para com a natureza, para que isso possa durar !
ResponderExcluircascola tradicional faz chover, tempestades.
ResponderExcluir