Draga do DAEE (SP) está parada (Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM)
Máquina usada para desassoreamento está quebrada.
Draga parada preocupa moradores
ribeirinhos de Itapetininga
Máquina usada para desassoreamento está quebrada.
Prefeitura afirma que trabalhos serão retomados nos próximos dias.
Moradores ribeirinhos de Itapetininga (SP) cobram da prefeitura a continuidade do serviço de limpeza de rios e córregos. Uma draga usada para fazer o desassoreamento está parada há várias semanas e o trabalho ainda não foi concluído. De acordo com a prefeitura, uma peça da máquina quebrou, por isso, a limpeza dos rios não tem sido feita.
Conforme mostra reportagem exibida nesta terça-feira (1º) pela TV TEM, a draga está parada às margens do córrego Ribeirão dos Cavalos. A pá está até mesmo tomada por mato devido à falta de uso.
saiba mais
A situação preocupa quem mora na região já que a draga deveria fazer a remoção de terra, lixo e entulho acumulados no leito. A não remoção desses materiais é um dos principais problemas que afetam os rios, principalmente, os que passam pelas cidades já que o assoreamento dificulta a vazão da água, podendo provocar enchentes em período de chuva.
O carpinteiro Antônio Carlos Santos é morador da Vila Mazzei e conta que não vê movimentação do equipamento. “Já faz tempo que passo por aqui e vejo essa draga parada direto. Isso é uma falta de vergonha”, opina.
O servente de pedreiro João Antônio Medeiros é outro morador do bairro e está indignado. Para ele, a situação trás prejuízos para a cidade. “Já era para a beira do ri estar limpa, mas nunca cumprem o serviço. Toda vez está estragado. O prefeito está pagando por uma coisa que não tem utilidade”, diz.
Há quase dois meses, a situação foi mostrada na TV TEM e no G1. Na época, a máquina estava em funcionamento. A draga que foi emprestada à Prefeitura de Itapetininga pertence ao Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). O município é responsável apenas pelos custos com manutenção e funcionários. A prefeitura havia informado na ocasião que a previsão de término do trabalho era setembro.
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, a draga trabalhou por alguns dias e limpou 40 metros do ribeirão dos Cavalos, mas a lona de freio quebrou. A peça foi solicitada e, de acordo com a administração, deve chegar nos próximos dias. A prefeitura informou apenas que o trabalho retorna em breve, mas não disse a data exata. G1 - ITAPETININGA E REGIAO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br