Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de maio de 2008

LEI PODERÁ AJUDAR LIMPAR OS RIOS E CÓRREGOS

Lei obriga fabricantes a recomprar embalagens
(Agência Câmara)

O Projeto de Lei 3341/08, do deputado Henrique Fontana (PT-RS), obriga as indústrias a recomprar as embalagens que forem devolvidas pelos consumidores no momento em que eles comprarem produto de natureza semelhante.

O projeto fixa preços mínimos de R$ 0,10 por unidade para embalagens fabricadas com PET, PVC, alumínio, aço e vidro. Para as embalagens fabricadas com PET ou PVC com mais de um litro e meio, o preço mínimo fixado é R$ 0,20.


O projeto também obriga os fabricantes e fornecedores a criar e manter um sistema de retorno pós-consumo de pilhas e baterias; pneus; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso; e produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro.


Os consumidores devem efetuar a devolução, após o uso, aos comerciantes ou distribuidores.Conforme a proposta, são responsáveis pela destinação ambientalmente adequada das embalagens utilizadas para comercialização de seus produtos os fornecedores de bebidas de qualquer natureza, alimentos, óleos combustíveis, lubrificantes e similares, cosméticos e produtos de higiene e limpeza.


Não sendo o caso de produtos ou embalagens com sistema de retorno pós-consumo (citados acima), os fabricantes ficam obrigados a destinar recursos para o sistema municipal de limpeza pública, na forma de regulamento elaborado com base em acordos setoriais entre o poder público e o setor produtivo.


A responsabilidade dos fornecedores responsabilidade abrange o desenvolvimento, a fabricação e a colocação no mercado de produtos que sejam reutilizáveis, tecnicamente duradouros e aptos, após o uso, a reciclagem ou disposição final ambientalmente adequada; e o recolhimento dos produtos e dos resíduos remanescentes após o uso, assim como sua subseqüente destinação ambientalmente adequada.


Conforme o projeto, as infrações serão punidas com base no artigo 72 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), que vão desde advertência a multa e destruição de mercadorias, entre outras.


Fontana diz que se preocupa, em especial, com o problema das embalagens plásticas, que são responsáveis por 17% da massa do resíduo sólido urbano brasileiro, que corresponde a 280 mil toneladas/dia. "São as grandes vilãs do meio ambiente", afirmou.TramitaçãoO projeto aguarda despacho da Secretaria-Geral da Mesa.(Envolverde/Agência Câmara)

2 comentários:

  1. Gostei muito do site, achei que assim vai conscientizar as pssoas que o melhor método é preservar o meio ambiente!
    Sou bióloga e na minha cidade caraguatatuba litoral norte, está precisando muito de ajuda por causa das poluições que anda ocorrendo pela cidade. Todas estão poluidas; tanto os mares e os rios.
    http://vamosprotegeromeioambiente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Prof. Jarmuth/ISOSRiosBr16 outubro, 2009 13:15

    Parabéns cara Bióloga,

    Visitamos seu site e gostamos muito. Já estamos seguindo diariamente suas publicações e vamos pedir que nos envie informações sobre as bacias hidrograficas do Litoral Norte, em especial da Caraguatatuba. Parabéns pelo trabalho e vamos ser grandes parceiros!

    Saudações eco-fluviais,
    prof. jarmuth/ISOSRiosBr

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br