Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de agosto de 2009

ASSU DE UBATUBA VAI DESCER O RIO INDAIÁ E RIBEIRÃO CAPIM MELADO PARA INTEGRAR RIBEIRINHOS NO PROJETO CUIDÁGUA


Aho irmaos,

Compartilho com alegria um informe sobre o inicio das atividades do Projeto Cuidagua Indaia, realizado pela ASSU (Associacao Socioambientalista Somos Ubatuba/SP). Por rios limpos, vidas saudaveis, plenitude e abundancia...

Abçs, Gui


*Rio Indaiá recebe o Cuidágua*

/Projeto visa articular e mobilizar pessoas e instituições para o
cuidado com as águas/

Uma equipe multidisciplinar da Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (ASSU) prepara-se para descer o Rio Indaiá e o Ribeirão Capim Melado, a fim de conhecer as comunidades locais e convidá-las a participar do projeto Cuidágua, cuidando das Águas de Ubatuba.

Em sua terceira edição, o Cuidágua começou percorrendo os rios Tavares, Acaraú e Grande, em 2006, quando mais de mil moradores foram sensibilizados sobre a importância do uso racional e da preservação dos recursos hídricos.

Em 2007, o projeto chegou às escolas municipais, onde é desenvolvido até hoje. Agora, abrangerá os cinco bairros por onde passam o Rio Indaiá e o Ribeirão Capim Melado, que formam a segunda
bacia hidrográfica em densidade populacional de Ubatuba: Perequê-açu, Barra Seca, Taquaral, Casanga e Sumidouro.

Embora grande parte da mata no entorno desses bairros ainda esteja preservada, o mapa de uso e ocupação do solo mostra grande concentração urbana próxima à orla marítima, o que concorre para que esta seja a terceira maior área desmatada do município de Ubatuba. A foz do rio
Indaiá apresenta índices elevados de contaminação, devido ao despejo de esgoto doméstico e ao uso de defensivos e fertilizantes químicos nas áreas agrícolas ribeirinhas.

A ausência de maiores informações sobre a bacia levou a equipe da ASSU a iniciar o projeto com um diagnóstico socioambiental da região, cuja conclusão está prevista para o final do mês de agosto.

Além do levantamento dos dados preexistentes, a equipe da ASSU fará expedições documentais pelos bairros, para medir a importância que a população atribui aos recursos hídricos e resgatar lembranças do Indaiá e do Capim Melado cheios de vida, quando se podia pescar e nadar por
toda a sua extensão, sem riscos à saúde.

O resgate dos rios como personagens principais da história de vida das comunidades será o ponto de partida para sensibilizar a população e capacitá-la para o cuidado e a gestão compartilhada das águas, estimulando a ação comunitária para a melhoria da qualidade de vida.

Na segunda fase do projeto serão desenvolvidos diversos cursos e oficinas, como de saneamento ambiental e agroecologia, além de mutirões de limpeza e plantio de mudas, entre outras ações ambientais.

O Cuidágua Indaiá é uma realização da ASSU, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Agricultura, Pesca e Abastecimento, da Prefeitura Municipal de Ubatuba; com financiamento do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado
de São Paulo).

*Regina Teixeira – Comunicação Cuidágua Indaiá*
Fone: (12) 3845-3211 9106-2918 E-mail: reginateixeira@uol.com.br

Gui Castagna - Design Ecológico
fone/fax: +55 (12) 3832-1476
celular: +55 (12) 9702-9203
Ubatuba/SP
Brasil


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Obrigada, Guilherme, por colaborar na divulgação desse projeto tão importante para Ubatuba.

    Abraços,
    Regina Teixeira
    Jornalista
    Educadora Ambiental

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br