Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de agosto de 2009

NO MARANHÃO PESQUISADORES ANALISAM CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA PELO PLÁSTICO (BPA)

Estudo confirma a contaminação por bisfenol-A (BPA) a partir de garrafas plásticas.

Bisfenol-A(BPA): Pesquisadores do Maranhão analisam contaminação da água pelo plástico

Ecodebate 28/08/2009

Um grupo de cientistas do Instituto Federal do Maranhão estuda há quatro anos a contaminação da água por uma substância chamada Bisfenol-A (BPA) – composto químico utilizado na fabricação de plástico. Os pesquisadores analisaram a água mineral condicionada em garrafas plásticas, o sistema de distribuição de água de São Luís e a água dos rios Anil e Bacanga.

Em um novo estudo [Use of Polycarbonate Bottles and Urinary Bisphenol A Concentrations] da Harvard School of Public Health (HSPH) pesquisadores descobriram que os participantes que, ao longo de uma semana, beberam em garrafas de policarbonato, comumente usado garrafas plásticas e mamadeiras, apresentaram um aumento de dois terços da substância química bisfenol-A (BPA) na urina.

A água mineral engarrafada em recipientes plásticos apresentou o maior índice de contaminação. De acordo com a professora Natilene Brito, o Bisfenol-A pode provocar sérios danos à saúde humana, uma vez que afeta, sobretudo, o sistema endócrino do organismo. Dentre os principais malefícios, estão os cânceres de próstata e de mama, atrofia do genital masculino, infertilidade, anencefalia (ausência de cérebro em recém-nascidos), entre outros problemas.

As outras análises apresentaram contaminação, mas em menor quantidade. “Verificamos também a presença do BPA no sistema de distribuição de água da cidade, que é contaminado por selantes, colas e resinas utilizados para vedar canos”, acrescentou Ozelito Junior, coordenador da pesquisa. Nos rios Anil e Bacanga, a contaminação pelo Bisfenol-A é provocada por garrafas e recipientes plásticos jogados ao longo de toda extensão deles. “O movimento das marés acaba diluindo o BPA, o que ameniza os efeitos nocivos”, explica ele.

De acordo com Ozelito Junior, para evitar a contaminação, a palavra de ordem é prevenção. Ele orienta o consumo de água condicionada em garrafas de vidro, já que estas não possuem o Bisfenol-A. Quem utiliza a água fornecida pela Caema (Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão), deve filtrá-la e fervê-la. “É importante que a água que condicionamos nas geladeiras para consumo doméstico esteja armazenada em garrafas de vidro – e não de plástico – como observamos em muitos lares”, finaliza.

Além dos professores Ozelito Junior e Natilene Brito, a pesquisa é desenvolvida pelas cientistas Lucia da Silva, Osinete Pinheiro e Leandra Sousa. O trabalho será exposto na tarde desta quarta-feira, 26, durante o 3º Encontro de Pesquisadores de Poluentes Orgânicos, que acontece no Campus Centro Histórico do Instituto Federal.

* Informe do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão publicado pelo EcoDebate, 28/08/2009

** Matéria sugerida pelo Fórum Carajás.

Nota do EcoDebate: o bisfenol-A(BPA) é um contaminante químico tão perigoso quanto ’silencioso’ e, para uma melhor compreensão de seus riscos, recomendamos que acessem a entrevista “Um veneno chamado bisfenol-A (BPA). Entrevista especial Luiz Jacques Saldanha” e nossa tag bisfenol-A(BPA).

2 comentários:

  1. não gostei podia falar coisa melhor tipo com evitar

    ResponderExcluir
  2. Equipe SOS Rios24 abril, 2010 14:44

    Vc leu e não entendeu o artigo:
    Veja o destaque explicando como fazer:

    “É importante que a água que condicionamos nas geladeiras para consumo doméstico esteja armazenada em garrafas de vidro – e não de plástico – como observamos em muitos lares”, finaliza.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br