Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de agosto de 2009

TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL PREOCUPA AMBIENTALISTAS

Programa Terra, Vida ou Morte da TV Vanguarda - VNews


Rio Paraíba pode abastecer macro-região de São Paulo

Ambientalistas acreditam que isso deve prejudicar o desenvolvimento no Vale
O decreto 52.748 do governo do Estado de São Paulo determina que seja feito um estudo para identificar novos mananciais que abastecerão a macrometrópole nos próximos 30 anos. A bacia do Rio Paraíba do Sul é uma das opções estudadas. A macrometrópole inclui, além da região metropolitana de São Paulo, a Baixada Santista e Campinas. A conclusão do estudo deve ser apresentada até o fim do ano.

O Rio Paraíba do Sul abastece 14 milhões de pessoas, divididas entre 180 cidades de três estados: São Paulo, Minas Gerais e a região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele nasce em Areias ainda com o nome de Paraitinga e quando se junta ao Rio Paraibuna, na represa da cidade que leva o mesmo nome, torna-se um dos principais rios do Brasil.

Segundo Marli Aparecida Maciel Leite, diretora do DAAE e secretária executiva do Comitê de Bacias, “esse estudo vai avaliar as bacias num raio de 200 quilômetros e as possibilidades de abastecimento da macro-metrópole”. Ela explica que em função da distância com a capital, a bacia do Paraíba está sendo estudada e avaliada junto com outras regiões do estado de São Paulo. São elas: Alto Tietê, o conjunto Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Baixada Santista, Sorocaba e Médio Tietê.

Os ambientalistas da região estão preocupados. Marcus Fernandes da Costa, da Ong Ecosolidario, revela que o uso racional da água e a questão do desenvolvimento regional do Vale do Paraíba são questões relevantes. O motivo, segundo ele, é que o consumo e a transposição dessa água para a metrópole podem retardar o crescimento dos municípios tanto no aspecto econômico quanto no desenvolvimento rural.

Outro agravante é a quantidade de indústrias e áreas agrícolas que sobrevivem dessa água em todo o Vale. “Nós estamos abastecendo duas macrorregiões de população intensa e de repente eu não sei se água sobra pra gente”, diz Luiz Eduardo Correa Lima, do Instituto de Proteção Ambiental (IPEA) de São José dos Campos.

Essa preocupação também é compartilhada pelo diretor de Operações da empresa de água e esgoto (SAAE) de Jacareí, Stelio Machado Loureiro Filho.

De sua sala, observa a marcação de uma régua fincada na beira do rio e explica que o nível do rio não obedece mais os níveis que tinha há vinte anos. “O nível do rio seguia em torno de 70 centímetros na parte mais baixa. Hoje chegamos a ficar com 5, 4 centímetros”, diz. “Então houve uma perda muito grande no nível do rio”, completa.

No registro do SAAE de dez anos atrás, a régua marcava 68 centímetros. No início deste mês marcou 17 centímetros. Há épocas em que ela quase seca, o que já aconteceu pelo menos três vezes desde dois mil e três. Vem daí a falta d'água. Foi o que ocorreu em março deste ano.
O nível do Rio Paraíba depende de dois fatores: chuva e vazão na represa de Santa Branca. De lá saem, normalmente, 40 metros cúbicos de água por segundo. De acordo com o primeiro estudo, se forem retirados cinco metros cúbicos por segundo, a queda seria de 35 metros cúbicos por segundo. Nessa circunstância, Jacareí não consegue manter funcionando as duas bombas de captação. “Isso é muito preocupante”, diz Loureiro Filho.

Em Jacareí, a prefeitura começa a buscar apoio. Para Hamilton Mota, prefeito da cidade, não há dúvida que não é uma preocupação restrita ao município. Ele pretende levar a discussão para o Codivap e conseguir que governo venha conversar oficialmente com os prefeitos da região que depende quase que na sua totalidade do rio Paraíba do sul.
CONHEÇA O DECRETO DO GOV. SERRA - Clique
VEJA O VÍDEO DA TV VANGUARDA
Programa: Terra, Vida ou Morte - V News

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. TRANSPOSIÇÃO DO RIO PARAÍBA DO SUL

    A transposição de algo que está vivo é muito complicada. Daquilo que está morto, então, não se recomenda. O Rio Paraíba do Sul, vem se transformando em vedete, ainda que seja objeto de escárnio e desrespeito das nossas autoridades. Um grande corredor de esgoto a céu aberto, ainda que consiga fornecer água para milhões de pessoas, será estuprado no seu direito de seguir o próprio curso. Mexer no rio, na tentativa de solucionar o problema da falta d´água para outras regiões, pode parecer o mais prático, no entanto representará a morte imediata do mesmo. Falamos em preservação e desempenhamos nosso papel de cidadão há décadas. Nossas denúncias, nossas idéias, nossos sonhos, nossos ideais, misturaram-se em suas águas e foram soterrados pelos portos de areia. Seria inteligente por parte dos que pensam na transposição de suas águas, se o fizessem com o esgoto que corre livremente na sua direção, dos portos de areia que a cada dia mergulham o rio na sua agonia definitiva, das indústrias em suas margens, de residências, favelas, um mundo de desrespeito e abuso com sua vida. O que mais me preocupa é saber que, além do Rio Paraíba do Sul, centenas de outros estão na mesma situação. Estão mortos ou morrendo. A transposição é um meio de fautorizar algum segmento interessado. Não é em função das necessidades do próprio rio. Não é para sua preservação. É um projeto para arrancar suas entranhas e depositá-las as suas margens como as vísceras de animais silvestres, abatidos pelos malditos caçadores. “Quando o homem tiver cortado a última árvore, poluído a última gota de água, matado o último animal e pescado o último peixe, só então perceberá que o dinheiro não é comestível”. Não faço parte de grupos defensores do rio. Não sou oposição nem situação. Não estou atrelado aos conluios políticos que se escondem no projeto. Sou cidadão, represento uma geração que bebeu das suas águas, se alimentou dos seus peixes e sentiu-se impotente diante do descaso das nossas autoridades. Há órgãos fiscalizadores. Sem recursos. Inoperantes. Desinteressados. O dinheiro fala mais alto. Quem estupra o rio diante dos olhares beneplácitos do poder, alicia a alma, vangloria-se, impune, na continuidade nociva dessa destruição que avança pelas nossas cidades, estado e país. Que alguém ouse contestar e me mostrar que essa não é a nossa realidade. O dinheiro compra a cama, mas não compra o sono. Nem me cala. Não nasci para ser covarde e nem corrupto.

    CARLOS ROBERTO VENTURA
    Ambientalista/Ecologista/Delegado Cultural

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br