Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de novembro de 2009

ENCONTRO PELAS ÁGUAS, EM STA. CRUZ DE CABRÁLIAS, REÚNE INDÍGENAS DA BAHIA

Santa Cruz de Cabrália, ao lado de Porto Seguro (BA)

Encontro Pelas Águas reúne indígenas da Bahia no Extremo Sul do Estado

Ascom - INGÁ - Salvador (BA)
Jornalista Letícia Belém

Povos indígenas de toda a Bahia participam do “Encontro Pelas Águas” nos dias 27 e 28 de novembro, no município de Santa Cruz de Cabrália, na região sul do Estado. O evento reúne representantes das aldeias Pataxó, Kiriri Canta Galo, Kiriri Mirandela, Tuxá, Kaimbé, Pataxó Hã Hã Hãe e Tupinambás, que irão discutir a situação dos rios e bacias hidrográficas da região onde vivem e construir coletivamente propostas de políticas públicas voltadas às suas comunidades.

O Encontro Pelas Águas tem abertura às 19h da sexta-feira (dia 27), no Shopping Indígena da Aldeia de Coroa Vermelha, na orla de Taperapuã (BR 367), e prossegue no sábado (dia 28), de 8h às 18h, na Escola Municipal Vitorino da Purificação Figueiredo de Coroa Vermelha (Rua Braúna, S/N).

Na ocasião, os participantes, vindos dos municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Itabela, Olivença, Ilhéus, Pau Brasil, Buerarema, Serra do Padeiro, Banzaê, Euclides da Cunha, dentre outros, irão debater seis temas orientadores: “Água e Políticas Públicas”, “Controle Social e as Instâncias de Participação”, “Água como Direito Humano e Ambiental”, “Fundo Estadual de Recursos Hídricos”, “Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mudanças Climáticas” e “Revisão do Plano Estadual de Bacia Hidrográfica”.

Após a escuta e debate em plenária, os povos indígenas vão escrever a II Carta Pelas Águas, documento que elenca todas as demandas e propostas do segmento para a sustentabilidade hídrica e melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Inclusão

A série “Encontros Pelas Águas” tem como objetivo o fortalecimento da gestão participativa das águas com a inclusão de povos e comunidades tradicionais da Bahia. Além dos índios, também fazem parte da segunda série dos Encontros, que acontece desde agosto, as comunidades de raízes africanas (quilombolas e povos de terreiro), mulheres, povos de campo (gerazeiros e fundo de pasto), marisqueiras e pescadores.

A participação destes segmentos reflete uma política de inserção do Governo da Bahia em respeito aos setores historicamente excluídos dos fóruns de decisão, e à diversidade étnica, racial, cultural e de gênero, marcas desta gestão.

De acordo com o assessor para Povos e Comunidades Tradicionais do INGÁ, Diosmar Filho, a iniciativa proporciona uma aproximação dos diversos segmentos sociais com os órgãos e autarquias do Estado. “Os Encontros Pelas Águas possibilitam um canal de diálogo permanente, construindo assim políticas públicas que atendam às necessidades e às expectativas da sociedade em relação às águas”, afirma.

Sobre os Encontros

Os Encontros Pelas Águas foram convocados pelo Governador Jaques Wagner através do Decreto Nº 11.572/09 e são realizados pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ). Trata-se de uma agenda de sete reuniões temáticas, que vai até dezembro, que possibilita a escuta das demandas socioambientais de povos e comunidades tradicionais e mulheres de toda a Bahia. Cada Encontro resulta na construção das Cartas Pelas Águas, que serão entregues ao governador ao término da série.

24/11/09
Ascom INGÁ

Mais informações:

Letícia Belém/Joanita Nascimento / Tiago Miranda

(71) 3116-3286/ 3042 /3215 /9966-7345

SAIBA MAIS SOBRE SANTA CRUZ CABRÁLIA (BA)




Centro Histórico
Centro Histórico




Vista Aérea
Vista Aérea
















Mapa
Mapa

Conheça mais - Férias.Tur.Br - publicação autorizada por parceria

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br