Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de novembro de 2009

PROGRAMA CAMINHO DAS ÁGUAS CONTEMPLOU 800 ESCOLAS EM CINCO ESTADOS BRASILEIROS


Caminho das Águas chega à reta final

Programa em parceria da ANA com a Fundação Roberto Marinho contemplou mais de 800 escolas estaduais em cinco estados da federação

O Caminho das Águas completa na semana que vem dois anos de extenso trabalho com milhares de professores de escolas estaduais em cinco estados brasileiros. A última oficina de capacitação do programa será realizada nos dias 26 e 27 de novembro, em Itaipava, no município de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A atividade irá beneficiar 40 docentes de 20 escolas da região.

Criado em 2007, o Caminho das Águas é voltado para a capacitação de professores do segundo segmento do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) com o objetivo de promover o comprometimento dos jovens na gestão sustentável das águas. Nas oficinas de capacitação, que consistem em dinâmicas e exibição de vídeos relacionados ao tema, entre outras atividades, os professores se familiarizam com os objetivos, conteúdo e metodologia do projeto e aprendem a construir planos para incorporar o programa ao contexto de suas aulas. O programa de capacitação é uma iniciativa conjunta entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Fundação Roberto Marinho.

O Caminho das Águas foi desenvolvido, inicialmente, em escolas de estados banhados pelas bacias hidrográficas dos rios Paraíba do Sul; São Francisco; Doce, e Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) graças às parcerias com as secretarias estaduais de Educação dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Sergipe. A largada do programa foi dada em abril de 2008, e as últimas escolas capacitadas pertencem ao estado fluminense. No total, mais de 800 instituições de ensino foram incluídas.

“Vamos chegar ao final do Caminho das Águas com 1,7 mil professores envolvidos e satisfeitos com a qualidade do material didático, marca registrada do nosso parceiro. Ao longo dessa caminhada ganhamos a adesão e o interesse das Secretarias Estaduais de Educação e dos órgãos gestores estaduais, registrando também o envolvimento fundamental dos Comitês de Bacia”, informa o superintendente adjunto da Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos (SAG) da ANA, Victor Sucupira. Esse número superou a previsão inicial de capacitação do programa, que era de 1,6 mil professores.

“Com a capacitação, os professores se apropriam do programa identificando maneiras de aplicá-lo a seu dia-a-dia na escola”, explica Andrea Margit, gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho. “Algumas escolas o utilizam de forma interdisciplinar, outras realizam atividades pontuais e há aquelas que extrapolam as salas de aula e envolvem toda a comunidade em ações concretas de conservação ou recuperação de rios e matas ciliares”, complementa.

Além do programa de capacitação dos professores sobre a importância da preservação das águas, as escolas recebem ainda um kit com material pedagógico composto por vídeos documentários, cadernos de orientação para professores, jogos, mapa das regiões hidrográficas do Brasil e CD de músicas sobre o tema água.

Mais informações estão disponíveis no site do programa: www.caminhoaguas.org.br.

Data: 26 e 27 de novembro
Local: Estrada União Indústria, 9722, Itaipava, Petrópolis
Horário: 9h às 17h


Presidente e diretores da ANA participam do simpósio da ABRH em Campo Grande


O diretor-presidente da ANA discursa na abertura do evento
Foto: Rosana Hessel / Banco de Imagens ANA

Rosana Hessel

23/11/2009

A Agência Nacional de Águas (ANA) marca forte presença no XVIII Simpósio Nacional de Recursos Hídricos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS) com um grupo de mais de 20 especialistas e um dos maiores estandes do evento. O presidente da ANA, José Machado, participou da abertura do Simpósio, no domingo à noite (22), acompanhado dos diretores da agência Paulo Varella e Benedito Braga. O encontro será encerrado na quinta-feira 26).

A ANA tem 16 trabalhos inscritos no simpósio, que serão apresentados durante os quatro dias de palestras dividas em mesas redondas e sessões técnicas. Mais informações sobre a programação do evento no site: http://www.abrh.org.br/xviiisbrh/

Com 32 anos de existência, a ABRH possui 1,3 mil associados, segundo seu presidente, Francisco de Assis de Souza Filho. A entidade costuma homenagear especialistas pela contribuição ao setor com o prêmio Flavio Terra Barth, uma referência a um dos maiores especialistas da área de recursos hídricos. O homenageado do Simpósio foi o diretor da ANA Benedito Braga. O prêmio foi entregue na noite de abertura.

Machado participou ontem da cerimônia de abertura do Simpósio cujo tema principal é "O Desafio da Prática da Sustentabilidade na Gestão dos Recursos Hídricos: Natureza, Gente e Desenvolvimento” ao lado dos senadores Marisa Serrano (PSDB-MS), presidente da Subcomissão Permanente de Água do Senado, e Renato Casagrande (PSB-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, e várias autoridades. Durante seu discurso, o presidente da ANA demonstrou satisfação em relação à finalização do Plano de Recursos Hídricos do estado do MS.

“Fico feliz ao saber disso porque, evidentemente, o plano se projeta. Ele é um comprometimento com o planejamento de recursos hídricos e organiza a agenda de ações que vão permitir que o estado do Mato Grosso do Sul siga o caminho para a conservação dos recursos hídricos como patrimônio. Vários prefeitos e governadores sinalizaram com propriedade que os recursos hídricos constituem o patrimônio natural da sociedade e devem ser usados com parcimônia, com prudência, uma visão voltada para o desenvolvimento sustentável”, disse. “Nós temos disponibilidade de água e essa disponibilidade deve servir para o apoio para o desenvolvimento sustentável”, disse Machado.

O Simpósio da ABRH é o maior evento do setor no País e foi aberto ontem com a apresentação da orquestra Revoada Paraguaia, que tocou o Hino Nacional Brasileiro e músicas setanejas. Participam do evento cerca de 2000 pessoas de todos os estados brasileiros.



Data: 23 de novembro de 2009

Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br