Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de novembro de 2009

FLUTUADOR DA GLOBO/IPT-USP AGORA NO RIO PINHEIROS (SP)

SPTV 1ª Edição

Segunda-feira, 23/11/2009

Os problemas de poluição se agravam no verão. O número de pernilongos aumenta muito nesta época. O equipamento que mede a quantidade de oxigênio da água vai verificar a situação do Rio Pinheiros. Desenvolvido pelo IPT/USP a pedido das organizações GLOBO, o aparelho que é composto de um GPS, duas Câmeras de TV e um medidor de oxigênio, numa cápsula flutuante é colocado num rio para medir o nível de oxigênio das suas águas.

Na expedição no Rio Tietê, acompanhado dia a dia pelas postagens no SOS Rios do Brasil, o “guardião” do flutuador em todo o trecho foi o esportista Dan Robson, que acompanhou o aparelho a bordo de um caiaque.

Depois de 31 dias de viagem e cerca de 500 km percorridos, chegou ao fim na sexta-feira (02/10) a expedição criada para ser um alerta sobre a situação do rio que é um símbolo de São Paulo. O ponto de chegada da expedição do flutuador pelo Rio Tietê foi o município de Barra Bonita, a 267 km da capital paulista.

O próximo destino do flutuador da Globo/IPT é o poluído Rio Pinheiros, na capital paulista.

O rio Pinheiros é um rio brasileiro do estado de São Paulo, famoso nacionalmente por cortar a cidade de São Paulo.

O Rio Pinheiros nasce do encontro do rio Guarapiranga com o rio Grande, e deságua no rio Tietê.

Na cidade de São Paulo, é margeado pela via expressa Marginal Pinheiros, que junto com a Marginal Tietê, compõe o principal sistema viário da cidade (estima-se que 70% do fluxo total de veículos passem por uma das duas marginais diariamente).

Atualmente, o rio Pinheiros recebe efluentes de 290 indústrias e dejetos de 400 mil famílias, despejados nele a partir de vários afluentes, como o Córrego Pirajussara.

Existem projetos e obras de implantação de coletores-tronco e interceptores por parte da Sabesp, que coletariam o esgoto dos bairros e lindeiros ao rio, enviando-as para tratamento em Barueri, garantindo e prometendo a sua recuperação e a volta de alguns tipos de peixes e plantas em suas águas.

Além da construção de coletores-tronco, são estudados outros processos de despoluição adicionais que podem ser usados no rio, como a flotação e a dragagem. Destaca-se na recuperação do Rio Pinheiros o Projeto POMAR, iniciativa de plantar flores e árvores frutíferas nas margens do rio, formando um jardim de 14 Km ao longo de suas margens. (Wikipédia)

Veja os vídeos da Globo.com que informam sobre as próximas atividades do flutuador medindo o nível de oxigenação no poluído Rio Pinheiros.


A partir desta segunda (23), o flutuador vai medir a quantidade de oxigênio ao longo dos 25 quilômetros do rio. A cada dia, a expedição vai percorrer um trecho do Rio Pinheiros.




Fonte: GLOBO VÍDEOS - SPTV 1ª EDIÇÃO - GLOBO.COM

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br