Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de março de 2010

CENTRO DE ESTUDO E AÇÃO TRANSDISCIPLINAR DA ÁGUA



ANA firma acordo de cooperação com 9 entidades voltado para criação de Centro de Estudo e Ação Transdisciplinar da Água

26/3/2010

A parceria tem prazo de vigência de dois anos e o plano de atividades está em andamento desde janeiro. Uma das primeiras ações do acordo é a realização do primeiro concurso de foto e vídeo “Olhares sobre a Água e o Clima”

A Agência Nacional de Águas (ANA) publicou hoje no Diário Oficial da União (DOU) acordo de cooperação técnica firmado com nove entidades: Organização para a Paz Mundial Ararazul, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental (I-CEIA), Instituto Oca do Sul, Instituto Saúde Integral, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Fundação Universidade de Brasília (FUB), Fundação SOS Pró-Mata Atlântica e WWF Brasil.

O acordo tem como objetivo a união dos esforços entre os participantes no incentivo ao desenvolvimento de novas abordagens e conhecimentos para a conservação de recursos naturais, promoção da saúde, processos educacionais e culturais na perspectiva de uma nova relação com a água, numa abordagem multidisciplinar. Uma das linhas básicas do documento é a colaboração para a implantação de um Centro de Estudo e Ação Transdisciplinar da Água (CET-Água) no Distrito Federal. As demais são: a organização, realização e apoio às atividades de informação e valorização do simbolismo da água e do tema água e cultura e dos significados da água nos temas relacionados à educação, saúde e conservação e também a elaboração e publicação de material impresso contendo estudos já desenvolvidos sobre a água e suas propriedades de transmitir informações, conectando a necessidade de uma nova relação do Meio Ambiente, Educação, Saúde e cultura.

A parceria tem prazo de vigência de dois anos e o plano de atividades já está em andamento desde janeiro. Uma das primeiras ações encabeçadas pela ANA envolvendo o CET-Água foi o lançamento durante a Semana da Água do primeiro concurso de foto e vídeo “Olhares sobre a Água e o Clima”, em parceria com o WWF Brasil e o HSBC Climate Partnership. As inscrições estão abertas até 31 de maio e o prêmio para cada uma das quatro categorias será uma viagem para Bonito (MS). O regulamento do concurso está no site: www.olharesaguaeclima.org.br.

A ANA também coordenará, em parceria com a UnB, a “Carta da Água para Crianças”, publicação que deverá ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano. Outra ação prevista ainda para este ano será o lançamento do livro “História da Água”, que está sendo coordenado pelo diretor da ANA, Dalvino Franca, um dos principais articuladores dessa parceria.

"O protocolo firmado vai ao encontro dos objetivos estabelecidos pela Lei das Águas (Nº 9.433/1997), especialmente, daquele que visa assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade da água em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos mediante uma ação interdisciplinar concreta”, destaca Dalvino Franca, que também coordena a ação programada da ANA “Água e Cultura”.

Ascom/ANA


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br