Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de março de 2010

SEMANA DA ÁGUA 2010 - SOSRIOSBR: "SEMINÁRIO DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO DAS ÁGUAS" - INGÁ (SALVADOR - BA)


Na semana da água INGÁ promove o seminário

“Desafios e perspectivas da gestão das águas”

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) promove o seminário “Desafios e perspectivas da gestão das águas”, nesta terça (23 de março), a partir das 08h30, na sede do órgão, no Itaigara.

O evento, aberto ao público, tem por objetivo apresentar e debater os múltiplos aspectos da gestão das águas, discutir a integração das políticas de saúde coletiva e de recursos hídricos e suas relações com a qualidade de vida das populações, além dos desafios que se apresentam para o desenvolvimento sustentável face às mudanças no cenário ambiental mundial.

O seminário contará com as palestras: “Perspectivas para as políticas das Águas” com José Machado (ex-presidente da Agência Nacional de Água – ANA), “Água e diálogo entre saberes” com Alba Maria (Terra Mirim), e “Gestão das águas subterrâneas” proferida por Zoltan Romero (geólogo e técnico do INGÁ); além do painel “Água e saúde coletiva” e da mesa redonda “Política das águas”.

Na explanação sobre a “Gestão das águas subterrâneas”, o INGÁ defende uma maior integração dos Estados e União para o controle das reservas de águas subterrâneas, com especial atenção na inter-relação entre águas superficiais e subterrâneas.

Já a palestra de José Machado irá abordar o papel da gestão das águas nas políticas públicas, que são os princípios da Lei das Águas. Segundo Machado “é necessário que se haja uma visão mais integrada, descentralizada e participativa (princípios da Lei das Águas) para assim implementar os instrumentos de cobrança e controle pelo uso da água, garantir abastecimento público, geração de energia, etc.

O seminário “Desafios e Perspectivas da Gestão das Águas” será destinado a representantes de universidades, faculdades, fundações, estudantes, centros de pesquisa, ONGs, gestores públicos, acadêmicos, movimentos sociais, entidades socioambientais e organizações civis de recursos hídricos.

Para celebrar o Dia Internacional da Água, o INGÁ preparou uma vasta programação na capital baiana e nas 11 unidades regionais do órgão, espalhadas pelo interior do Estado, para promover o debate e a reflexão sobre a importância do cuidado com a água nas atitudes cotidianas, visando mudanças de comportamento para um futuro mais sustentável.

Agenda das celebrações das águas em Salvador

Confira a programação completa:

* 22 a 28 de março – exposição fotográfica “Água e gente”, com curadoria de Álvaro Villela, no Espaço Gourmet do Salvador Shopping.

* 23 de março - Seminário “Desafios e Perspectivas da Gestão das Águas”, no Auditório Paulo Jackson, na sede do INGÁ, de 8h30 às 18h.

* 23 de março - Espetáculo teatral ‘Olho d'Água’, no Teatro Martim Gonçalves (da Escola de Teatro da UFBA), no Canela, em Salvador, com entrada gratuita, às 19h30.

* 24 de março - Caminhada Pelas Águas, no bairro de Cajazeiras, a partir das 7h30. O evento é realizado pela Organização Ambiental e Cultural de Cajazeiras (Cajaverde) e conta com o apoio do INGÁ.

* 25 de março

Assinatura do Termo de Cooperação do INGÁ, com Harold Robinson, do Fundo de População das Nações Unidas, durante a reunião do Conselho estadual dos Recursos Hídricos – na sede do INGÁ, 09h.

Cerimônia de Posse dos representantes eleitos para os Comitês de Bacias Hidrográficas do Recôncavo Norte e Inhambupe; Verde e Jacaré; Paraguaçu; Salitre; Leste; Itapicuru com a presença do governador Jaques Wagner – Fundação Luís Eduardo Magalhães (CAB), 14h.

Lançamento do Projeto Aguadas – Fundação Luís Eduardo Magalhães (CAB), 14h.

* 26 a 28 - Feira do Iguape, no Jardim dos Namorados, na Pituba, de 16h às 21h, comercializando e expondo produtos das comunidades tradicionais do Recôncavo Baiano.

* 30 de março - Espetáculo teatral Olho d'Água, no Centro de Cultura Plataforma, no bairro de mesmo nome, em Salvador, com entrada gratuita, às 19h30.

Sobre o Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. A cada ano, a instituição escolhe um tema relacionado ao importante bem natural, para ser discutido em todo o mundo. Para 2010, o tema “Água limpa para um mundo saudável” foi escolhido para estimular a reflexão sobre a importância da qualidade da água na vida das pessoas.

Ascom INGÁ

(71) 3116-3286/ 3042 /3215

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br