Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de maio de 2010

Página Inicial / Destaque / Entrevista exclusiva com Diretor Executivo do PNUMA
Deixe um comentário

Entrevista exclusiva com Diretor Executivo do PNUMA

19 de maio de 2010 por Interview

Categoria(s): Destaque, Entrevistas, Planeta Verde

O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado anualmente em 22 de Maio. Para abordar a importância desse assunto, a Equipe Übersite conversou com o Subsecretário Geral das Nações Unidas e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner. Confira a entrevista exclusiva.

A Assembleia Geral da ONU declarou 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade. Por que esse foi o ano escolhido para fazer esse alerta para as questões da biodiversidade e quais são as principais preocupações a serem destacadas em relação ao assunto?
2010 foi o ano em que os países concordaram em reverter substancialmente a taxa de perda da diversidade da vida na Terra. Porém, isso não aconteceu. Na verdade, longe disso, visto que todos os indicadores estão negativos.

O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado anualmente em 22 de Maio. O tema em 2010 é Biodiversidade para o Desenvolvimento e Alívio da Pobreza. Qual a importância da biodiversidade para o desenvolvimento sustentável e para alcançar o primeiro Objetivo do Milênio: Acabar com a fome e com a miséria?
A Biodiversidade é o bloco de construção para os sistemas de apoio à vida na Terra, das florestas à água potável. Esses são os sistemas naturais dos quais todos nós dependemos, mas especialmente as pessoas pobres. Um exemplo: um bilhão de pessoas dependem da pesca como sua principal fonte de proteína e um número estimado de meio bilhão dependem da pesca para a subsistência – ainda em 2010, 30% por cento das espécies entraram em colapso: apenas 25%, principalmente as menos valorizadas, são consideradas em estado razoavelmente saudável.

Em setembro, Nova Iorque será palco de reunião sobre biodiversidade antes da Assembleia Geral da ONU. Em outubro, será realizada a COP10 – Conferências das Partes sobre Biodiversidade, em Nagoia/Japão, onde serão avaliados os resultados das metas estabelecidas para esse ano e discutidas novas metas e meios de execução para os próximos anos. Até o momento, quais resultados do Ano Internacional da Biodiversidade já podem ser destacados?
A sensibilização do público e, portanto, a pressão sobre políticos e empresas, está sendo feita através, por exemplo, do Blog da Gisele e de inúmeras outras iniciativas a nível mundial. Em junho, a reunião dos governos na Coréia pode trazer de volta um novo e transformador painel da ciência para preencher a lacuna entre o conhecimento e a ação. Este ano o PNUMA também está colocando em pauta a extraordinária economia da natureza – vital para catalisar a mudança em um mundo fascinado e capturado pelo PIB.

Em dezembro de 2010, em Kanazawa, Prefeitura de Ishikawa, no Japão, será realizada uma cerimônia de encerramento do Ano Internacional da Biodiversidade e o anúncio da abertura do Ano Internacional das Florestas (2011). A derrubada ou queima das florestas é um dos fatores que destrói a biodiversidade. Tudo está relacionado. Qual será o principal alerta para 2011?
Que a degradação e a destruição das florestas podem custar à economia global e, portanto, ao seres humanos, mais de 4,5 trilhões de dólares por ano. Além disso, as florestas são um aliado central na luta contra a mudança climática e que a destruímos por nossa conta e risco.

Neste dia 22 de maio, qual mensagem o senhor deixa para o mundo sobre as infinitas riquezas da natureza que dão suporte à nossa vida, mas que infelizmente o ser humano, muitas vezes, as destroi?
Os pássaros e as abelhas, os peixes e as baleias, as árvores, flores e fungos, leões, tigres e organismos do solo e da água podem prosperar sem nós, mas sem eles, seis bilhões, subindo para nove bilhões de pessoas até 2050, têm pouca ou nenhuma chance de sobreviver , muito menos neste século 21.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br