Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de janeiro de 2012

ÁGUAS DE SÃO PEDRO (SP) - HÁ NECESSIDADE DE CONVENCER GRUPO QUE NÃO QUER A CONSTRUÇÃO DA ETE



Foto: Divulgação - Secretário Raymundo Profício, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni, prefeito Paulo Ronan, diretor da Sabesp no interior Luis Paulo Almeida Neto e superintendente regional da Sabesp, Mário Eduardo Pardini


ETE: “Estou disposto a conversar”
em 13/01/2012 
Paulo Ronan propôs reunião com técnicos da Sabesp para esclarecer as dúvidas dos moradores que são contra a instalação da ETE próximo à represa das Palmeiras

O prefeito de Águas de São Pedro, Paulo Ronan, disse que está disposto a conversar com um grupo de moradores que não é a favor da construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) próxima à represa das Palmeiras. Esta semana, o chefe do Executivo tomou conhecimento que um grupo de moradores estaria organizando um abaixo-assinado contra a construção e o funcionamento da obra, com início previsto para o primeiro semestre de 2012. No documento, eles alegam que a nova ETE pode gerar mau cheiro e desvalorização dos imóveis próximos à obra.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é a responsável pelo projeto e execução da ETE, que custará aproximadamente R$ 11 milhões e terá capacidade para atender quase 10 vezes o número da população atual do município.

De acordo com o prefeito, uma conversa técnica com a presença de engenheiros da Sabesp também poderia ser agendada para esclarecer as dúvidas dos moradores. “Eu me coloco à disposição de qualquer pessoa que queira conversar sobre o assunto, em especial a este grupo de moradores que está preocupado com o mau cheiro e também com os seus imóveis. Não posso afirmar que isto é possível, pois só um especialista para dizer, mas sei que essas novas ETEs não emitem mau cheiro devido a tratamentos de alta tecnologia do esgoto sem liberar odores”, afirmou Paulo Ronan.

A Sabesp já tem todas as licenças ambientais e de funcionamento exigidas pela Cetesb e o Diário Oficial do Estado de São Paulo já publicou a abertura de licitação da obra. O secretário de Segurança Pública e Meio Ambiente, Raymundo Lázaro Profício, afirmou que o local para a construção da ETE já era cogitado desde a fundação da estância.

“Quando Águas de São Pedro foi projetada e construída, a instalação de uma ETE já se mostrava viável neste mesmo local. É sem dúvida uma obra que vai solucionar um problema antigo da cidade que é o tratamento de esgoto”, afirmou Profício. O que poucos sabem, porém, é que o local onde será construído a ETE faz parte do município de São Pedro.

Atualmente, todo o esgoto produzido pelos moradores de Águas de São Pedro é despejado em ribeirão que corta a estância. Uma vez iniciadas, as obras têm prazo de 12 meses para serem entregues. A ETE contará com duas estações elevatórias, dois emissários de água, duas linhas de recalque e travessia e destinação correta do lodo. Fonte: A TRIBUNA


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br