Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de janeiro de 2012

COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL SERÁ MULTADA POR VAZAMENTO DE ÓLEO NO RIO PARAÍBA DO SUL

Rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda (RJ) - Foto: Globo Rural On-line

Governo do Rio vai multar CSN por vazamento de óleo no Rio Paraíba do Sul
O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) vai multar a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) pelo vazamento de óleo petroquímico no Rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda, sul fluminense, ocorrido na madrugada de ontem (26). A secretária do Inea, Marilene Ramos, informou hoje (27) que os técnicos do instituto percorreram o rio até a captação de água do Pinheiral, em Barra do Piraí, e não identificaram contaminação das águas.
“Hoje emitimos um laudo de constatação e ainda estamos avaliando o valor da multa, porque dependerá ainda do relatório final da equipe que foi a campo", disse a secretária.
"As causas ainda estão sendo apuradas. Sabe-se que o acidente ocorreu durante uma manutenção na área carboquímica e que houve o vazamento através de uma mangueira, mas teoricamente esse vazamento não deveria ter atingido o reservatório principal da usina e estamos tentando entender como isso aconteceu”, completou.
Na manhã de ontem, a CSN informou o Inea sobre o vazamento, que teria durado cerca de 30 minutos, e que o óleo estava localizado em duas torres de resfriamento com capacidade para armazenar 15 litros cada uma. A empresa informou ainda que o óleo utilizado para retirada de gás na coqueria da usina de benzol misturou-se à água de resfriamento e permaneceu retido nas barreiras do emissário principal da usina que leva a água ao rio.
Os técnicos do Inea realizaram hoje uma inspeção de rotina nas obras que fazem parte do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a empresa e o governo do estado há mais de um ano. Eles retiraram amostras para analisar a toxicidade e o tipo de óleo. “O que resultou no Paraíba foi um pequeno filme que se dissipou ainda no trecho de Volta Redonda.”
O Rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina, em São Paulo, passa pelo Rio de Janeiro e termina em Minas Gerais.
A CSN é a maior indústria siderúrgica do Brasil e da América Latina e uma das maiores do mundo. Criada em 1946, na gestão do então presidente Getúlio Vargas, a empresa foi privatizada em 1993 no governo de Itamar Franco.
Da Agência Brasil
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br