Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de setembro de 2012

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - CBUC - NATAL (RN)

           Forte dos Reis Magos - Natal (RN) que recebe o VII CBUC


Natal – capital mundial da conservação

Durante cinco dias, cerca de mil pessoas e 50 palestrantes participarão do VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC)


Orla da praia de Ponta Negra, Natal (RN)
Crédito: Robertson Luz

Nesta semana, Natal (RN) será transformada na capital da conservação da natureza. É que de 23 a 27 de setembro acontecerá no Centro de Convenções de Natal o VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que será realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Nesses cinco dias, cerca de 50 especialistas em conservação estarão proferindo palestras nese evento, que é considerado o mais importante palco científico para discussão e debates sobre conservação de áreas protegidas.

A abertura do evento está marcada para o dia 23, a partir das 19h30, com a participação da diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. Em seguida, os quase 1.000 participantes do VII CBUC serão recepcionados com um show de Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz.

O VII CBUC tem como tema “Áreas protegidas: um oceano de riquezas e biodiversidade” e o objetivo é debater a contribuição das unidades de conservação para o desenvolvimento econômico da sociedade, sobretudo as áreas marinhas e oceânicas.

Nas conferências e painéis, serão abordados vários aspectos das áreas protegidas terrestres e marinhas, como a “Biodiversidade e o Desenvolvimento Econômico”, “Relação entre as Mudanças Climáticas Globais e a Diversidade Biológica”, “Estratégias e Modelos de Gestão de Áreas Protegidas” e “Consolidação dos Sistemas de Áreas Protegidas”.

Dentre os destaques da programação estão três conferências: “Benefícios econômicos das áreas protegidas marinhas”, que será proferida por Stephen Mangi, economista do Plymouth Marine Laboratory, do Reino Unido; “Riscos à biodiversidade pela exploração de petróleo em águas profundas e no pré-sal brasileiro”, abordada por Fabio Moretzsohn, cientista da Harte Research Institute for Gulf of Mexico Studies e da Texas A&M University; e, “O contexto mundial e as metas de conservação do Brasil”, que será apresentada por Sarat Babu Gidda, Oficial do Programa de Áreas Protegidas do Secretariado da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica.

A programação do VII CBUC contempla ainda o III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza, que acontece em paralelo ao Congresso. As palestras do simpósio ocorrerão de 24 a 26 de setembro, a partir das 14h30, e englobarão quatro grandes temas: Áreas Naturais Protegidas: Gestão para Resultados; Proteção da Biodiversidade Marinha; Negócios e Áreas Protegidas; e, Planejamento na Escala de Paisagens e Unidades de Conservação.

Os interessados em participar do evento ainda podem fazer inscrições na secretaria do evento, no Centro de Convenções de Natal, nos seguintes dias e horários: 23 de setembro, das 10h às 18h; nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 8h às 18h; e, no dia 27 de setembro, das 8h às 13h30. Os valores no local serão de R$ 900,00 pra profissionais e R$ 530,00 para estudantes, funcionários públicos de órgãos ambientais, mediante comprovação.

Além do VII CBUC, será realizada, no Pavilhão Morton Mariz do Centro de Convenções de Natal , a IV Mostra de Conservação da Natureza. A Mostra reunirá dez expositores que irão apresentar as ações que empreendem na área ambiental e é aberta à visitação pública. A Fundação Grupo Boticário vai expor na Mostra os resultados de 22 anos de ações de conservação da natureza.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br