Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de setembro de 2012

Agora faz!!! – Rosa Pena (Cantinho Literário – II Semana da Mata Ciliar SOSRiosBr (VII)


Agora faz!!!
                        Rosa Pena – Rio de Janeiro, RJ
— Agora faz outra!
Ouço a voz da minha filha, falando com meu sobrinho-neto de dois aninhos e levanto
os olhos da revista. Constato que Felipe havia acabado de matar uma joaninha.
Sorrio para Carol e mando um beijo para o céu, pois afinal papai está lá, assistindo a
tudo de camarote.
Volta à minha memória a minha infância. Não sei exatamente com que idade papai
falou pela primeira vez:
— Agora faz outro (a)!
Ah, mas lembro com exatidão quando me explicou o porquê da frase.
Estava com sete anos e brincava na varanda de casa. Uma carreira de formigas
formou-se em volta de um papel de bala que deixei ali. Peguei minha sandália e matei
as formigas com vontade. Papai que assistia disse:
— Minha filha, creio que ainda não entendeu quando digo “agora faz outra”. Destruir a
obra alheia é fácil, construir outra igual é impossível. Você pode conseguir algo similar
ao original, mas nunca será idêntica, ainda mais obras da natureza, que apenas Ele
conseguiu realizar. Quando você pisa numa formiga, você destrói parte da obra Dele,
e quando lhe mando fazer outra é para mostrar tua impotência diante Dele. Rios e
mares poluídos, florestas devastadas. Ah! Que dó desse mundo descompassado. Isto
minha Rosa, não se aplica apenas a obras divinas. Busque ver a parte bela de cada
coisa e repare que não foi feita à toa. E mais, olhe com atenção, pois tudo muda,
passa rápido e não tem volta.
A partir desta explicação, virei naturalmente uma defensora do meio ambiente. No
decorrer da vida incorporei este pensamento à minha filosofia de vida. Não sei se sou
extremamente condescendente com a obra alheia, mas quando leio um poema, olho
um quadro, ouço uma música, vejo um filme, busco sentir o momento de criação do
autor. Procuro um pouco de sua alma, na certeza de que não fez em vão.
Sempre que vejo alguém desfazer sumariamente de uma obra, penso na pisada da
formiga. A pergunta martela em meus ouvidos… Será que este crítico feroz consegue
fazer igual?
Certamente que não. Pode fazer até melhor, dentro da concepção dele, mas igual
nunca. Apenas matou o momento de brilho do criador, momento que não volta.
Minha filha tenta explicar ao Felipe. Ele ainda não entende, ainda pisará em muitas
formigas, mas ela já plantou a semente.
Olho com orgulho para ela e constato que a minha árvore germinou. Está linda,
coberta de botões.Tenho certeza de que florescerá plena.
Levanto e vou buscar o cd do Lulu Santos. Sinto necessidade de ouvir com papai
“Como uma onda no mar”.
_________________
2003
LIVRO PreTextos/http://www.rosapena.com/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Agradeço muito mais que a publicação, o empenho de vocês em ajudar a salvar nossas águas, nosso verde. Um beijo, aplausos e VIVA!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br