Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de março de 2013

Se as Árvores Falassem – poema de Izaltino Gonçalves de Paula, cartum de Fabiano dos Santos


Charge-Fabiano-Cartunista-23
Se as Árvores Falassem
                        Izaltino Gonçalves de Paula*
Machado velho
idos tempos recordei
nosso passado
me veio à imaginação
relembro agora
quando seu cabo empunhei
pra derrubar
as belas matas do sertão.
Já estou velho
e você corroído
mas nossos feitos
não se apagarão jamais
rastros de dor
é que me deixam comovido
devastação
é o que deixamos para trás.
Agora vejo
o sertão virar deserto
e lindos rios
soterrados de areião
a passarada
lá não canta mais por certo
de um paraíso
só restou desolação.
E também vejo
rica flora a se extinguir
num mar de areias
onde árvores não há
não me perdoo
por ajudar construir
Num céu caboclo
a solidão que aí está.
Se as árvores falassem
dariam gritos de dor
também nos condenariam
por tanta falta de amor.
Mas o tronco ao ser ferido
em seus momentos finais
solta apenas um rangido
um adeus para nunca mais.
______________________
* Izaltino Gonçalves de Paula
(Poeta Tanabiense)
Fabiano Cartunista escreve :
No dia 25 de Fevereiro deste ano, fui nomeado Membro do Conselho de Cultura da cidade onde resido atualmente (Tanabi – SP). O evento contou com várias apresentações artísticas, entre elas, coral, música, artes plásticas, poesias e a Exposição “Koizas da Vida”, com tirinhas e Charges de minha autoria, sobre o Meio Ambiente.
Na apresentação de Poesia, uma me chamou muito a atenção, a poesia do Tanabiense, Sr. Izaltino Gonçalves de Paula. Ele é o escritor da letra da música Boi Soberano, entre tantas outras. A poesia que me despertou o interesse em fazer uma ilustração, foi “Se as árvores falassem”. Uma linda poesia, a qual publico junto com a minha ilustração.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br