Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de março de 2014

"PASSARINHADA NO RIO PIRACICABA" ACONTECEU EM DEFESA DO MINI-PANTANAL DO TANQUAN


Do G1 Piracicaba e Região

Tuiuiu é flagrado no mini-pantanal paulista, em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Tuiuiu é flagrado em Tanquan, o mini-pantanal paulista localizado em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
23/03/2014 


'Passarinhada' em mini-pantanal de 




Piracicaba une contrários à barragem



Projeto do governo prevê ampliar Hidrovia Tietê-Paraná em 45 km.
Com as obras, colônia de pescadores e Tanquan serão inundados.







Um grupo de ambientalistas e observadores de aves participou neste domingo (23) de uma "passarinhada" na colônia de pescadores Tanquan, na zona rural de Piracicaba (SP). O objetivo do evento, que contou ainda com expedição na mata e pelo Rio Piracicaba, foi conhecer a biodiversidade do chamado mini-pantanal paulista, que será inundado caso o governo estadual construa uma barragem no manancial em área de Santa Maria da Serra (SP), conforme prevê projeto de ampliação da navegabilidade da Hidrovia Tietê-Paraná. O Tanquan é chamado de mini-pantanal pela quantidade de espécies de aves, mamíferos, peixes e vegetais que abriga.
Claudia tira foto das espécies de pássaros no Tanquan, em Piracicaba  (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Claudia Komesu fotografa espécies que vivem no
trecho de Tanquan (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
A reportagem do G1 acompanhou em um barco a expedição deste domingo e avistou garças, tuiuiús, cabeças-secas, frangos d'água e ratões do banhado, entre outras espécies. A "passarinhada" atraiu pessoas de Piracicaba e mais de 12 cidades, segundo a organização. Os participantes puderam ainda conhecer a rotina dos moradores da colônia de pescadores. O Tanquan abriga 18 famílias, que devem ser retiradas do local com a instalação da barragem.
“Nosso objetivo principal é chamar a atenção do maior número de pessoas com relação à destruição de Tanquan. Decidimos criar o evento pensando em uma maneira de mostrar a diversidade de espécies da área para, assim, conscientizar a sociedade sobre os prejuízos da barragem”, disse Claudia Komesu, de 37 anos, uma das organizadores. O evento foi divulgado pelas redes sociais e teve apoio do grupo de Birdwatcher Brasil, que reúne observadores de pássaros. Cerca de 100 pessoas participaram.
Visitantes passearam de barco pelas águas do Piracicaba para observar pássaros (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Participantes passearam de barco pelas águas
do Rio Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
O produtor Guto Carvalho, de 52 anos, que também ajudou na organização, relatou que o Tanquan abriga mais de 180 espécies. “Como observadores, nos preocupamos muito com a natureza e decidimos unir forças para mostrar a importância desse lugar ao maior número de pessoas. É uma forma de conscientização coletiva", disse.
Pessoas de diferentes cidades vieram para Piracicaba participar de evento (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Pessoas de 13 municípios participaram da
'passarinhada' (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Moradores de Campinas (SP), Sorocaba (SP), São Paulo (SP), Atibaia (SP), São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio Claro (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP), Guarulhos (SP), São Carlos (SP), Bragança Paulista (SP) e Americana (SP) participaram do evento e apreciaram as paissagens.
Um ônibus com 22 pessoas partiu de Sorocaba para o Tanquan. “Fiquei sabendo do evento e passei para o grupo. Como já tínhamos visto fotos do local, na hora o pessoal gostou da ideia. Queremos contribuir para a preservação da natureza e estamos aqui fazendo o nosso papel. Até aderimos ao abaixo-assinado contra a barragem”, falou o professor de biologia Paulo Roberto de Oliveira, de 56 anos.
Garças no Rio Piracicaba na região do Tanquan (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Garças vivem na região de Tanquan, chamado de
mini-pantanal paulista (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Além de passeio de barco pelas águas do RioPiracicaba, os participantes puderam caminhar entre as matas da área para fotograr espécies de aves, assistir a uma palestra sobre o grupo de observadores de pássaros e ver fotos do Tanquan expostas no local.
Projeto da barragem
A barragem no Rio Piracicaba na altura de Santa Maria da Serra deverá ampliar a navegação da Hidrovia Tietê-Paraná em 45 quilômetros até o distrito de Ártemis, na zona rural de Piracicaba.
Além do transporte de cargas, o projeto inclui projetos de lazer e turismo no local. O implantação está em fase de obtenção de licença prévia em órgãos estaduais.
Desde dezembro foram realizadas cinco audiências públicas nas cidades que serão afetadas pelo empreendimento: São Pedro (SP), Águas de São Pedro (SP), Anhembi (SP), Santa Maria da Serra e Piracicaba.
O Ministério Público Estadual acompanha as discussões e avalia eventual prejuízo ambiental com o alagamento de Tanquan, onde vive grande diversidade de peixes, mamíferos, aves e répteis.
Arte barragem Santa Maria da Serra - Rio Piracicaba (Foto: Arte / G1)Arte explica detalhes sobre o projeto da barragem no Rio Piracicaba em Santa Maria da Serra (Foto: Arte/G1)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br