Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de fevereiro de 2013

CELEBRAÇÕES DO DIA MUNDIAL E DA SEMANA DA ÁGUA 2013


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou, na segunda quinzena de dezembro de 2012, a campanha Ano Internacional da Cooperação pela Água 2013, destinada ao Dia (22 de março) e ao Ano Internacional da Água. A iniciativa pretende alcançar cinco objetivos:
1. Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água
2. Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água
3. Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água
4. Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013
5. Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades
Definição
Em dezembro de 2010, a Assembleia Geral da ONU declarou 2013 como o Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação Pela Água (Resolução A/RES/65/154). Na reflexão desta declaração, o Dia Mundial da Água 2013, em 22 de Março de 2013, também é dedicado à cooperação pela água.
Ficou a cargo da Unesco a organização das atividades, por se tratar de organização multidisciplinar que combina as ciências naturais e sociais, educação, cultura e comunicação. Dada a natureza intrínseca da água como um elemento transversal e universal, o Ano Internacional de Cooperação pela Água naturalmente abraça e toca em todos esses aspectos.
O objetivo deste Ano Internacional é aumentar a conscientização, no potencial para uma maior cooperação, e sobre os desafios da gestão da água em função do aumento da demanda por acesso, distribuição e serviços.
O Ano vai destacar a história de iniciativas de cooperação de sucesso com o recurso, assim como identificar problemas envolvendo educação, diplomacia, gestão transfronteiriça, a cooperação de financiamento nacionais e/ou internacionais, quadros legais e as ligações com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Também é uma oportunidade para aproveitar a dinâmica criada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20) e apoiar a formulação de novos objetivos que vão contribuir para o desenvolvimento dos recursos hídricos de forma verdadeiramente sustentável.



CELEBRAÇÕES DO SOSRIOSBR
22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA
17 A 23 DE MARÇO - SEMANA DA ÁGUA 2013

Aguardem as postagens de exemplos e sugestões  de atividades que podem ser realizadas em suas comunidades com participação dos educandos, associados, autoridades, mídia local e população em geral.

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

*Nosso Blog atingiu a significativa marca, para um blog ambiental no Brasil:  6 MILHÕES de visitas! Obrigado pelo apoio e divulgação!

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Muito interessante,quero estar sempre a par dos acontecimentos e das dicas de atividades que tbm poderei estar desenvolvendo aqui na minha regiao.

    Nelci

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo um trabalho sobre o rio sarapuí, e fiquei mto interessada nos eventos, queria muito poder participar, mas queria saber como faço para estar nos eventos, se tem locais definidos ou os moradores que realizam, se tiver algum endereço que possam estar me passando para que eu possa estar participando ficarei muito grata, obrigada. Bruna

    ResponderExcluir
  3. ABASTECIMENTO HUMANO
    ... A água usada para abastecimento doméstico deve apresentar características sanitárias e toxicológicas adequadas, tais como estar isenta de organismos patogênicos e substâncias tôxicas, para prevenir danos à saúde e ao bem-estar do homem. Organismos patogênicos são aqueles que transmitem doenças epla ingestão ou contato com a água contaminada, como bactérias, vírus, parasitas, protozoários, que podem causar doenças como sidenteria, febre tifóide, cólera, hepatite e outras. E Organização Mundial de Saúde estima que, das 13,700 pessoas que morrem por dia por causa de doenças transmitidas pela água, mais da metade são crianças com menos de cinco anos de idade. Essas doenças são facilmente evitáveis com a existência de saneamento básico adequado....

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br