Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de junho de 2013

CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS NO RIO GRAVATAÍ (RS) FOI DEBATIDA NA SMMA























Construção de barragens no Rio Gravataí foi tema da Semana do Meio Ambiente
Programa organizado pela prefeitura incluiu palestra com secretário de Estado na Câmara de Vereadores, dia 5 de junho


A palestra do secretário estadual de obras públicas Luiz Carlos Busato foi um dos destaques da programação organizada pela Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), para assinalar a passagem da Semana Mundial do Meio Ambiente. O evento foi marcado para o dia 5 de junho, às 19h, na Câmara de Vereadores. Na pauta, um assunto que vem sendo discutido há três décadas e meia na região: a construção de barragens como forma de regularizar a vazão do Rio Gravataí. O palestrante vai falou sobre as recentes decisões do governo estadual voltadas à execução de projetos para duas barragens no rio. 

Uma delas, para combater a erosão que vem ocorrendo no canal construído na década de 1960 com o propósito de favorecer o plantio de arroz, na região das nascentes do rio, no Banhado Grande, e outra no local denominado Lagoa da Anastácia, espaço no rio onde a reserva de água é considerada fundamental para garantir maior vazão nos períodos de estiagem. Além do prefeito Marco Alba, que reivindicava projetos de construção de barragem como alternativa para o abastecimento da região, esteve na mesa e fez pronunciamento o Promotor de Justiça Especializada, do Ministério Público, Daniel Martini.

Passeio
A programação oficial da Semana do Meio Ambiente começou dia 3 de junho, com um passeio de barco pelo rio reservado a profissionais de imprensa, partindo da Sociedade Caça e Pesca, no Parque dos Anjos, às 9h. No dia 4, a atividade no rio é direcionada a alunos da rede de ensino do município, previamente selecionados pelo Grupamento Ambiental da Guarda Municipal. À noite, o programa “figueira luminosa” acontece na Escola Municipal Antônio Ramos da Rocha, na rua Amazonas, 165, às 19h, e é voltada à preservação do meio ambiente.

Fiscalização, licenciamento e experiências
No dia 6 de junho, três temáticas da área ambiental fizeram parte do encontro marcado para a sede do Grupo Escoteiro Murialdo, na Avenida José Loureiro da Silva, 900, a partir das 14h. Licenciamento Ambiental e Fiscalização serão abordados pelo biólogo Jackson Müller, diretor técnico da FMMA, com participação do fiscal Evandro Augusto Rufatto, do quadro da Fundação e do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal. Às 15h, Túlio Antonio de Amorim Carvalho, coordenador da Associação dos Amigos do Meio Ambiente, de Guaíba, falará sobre as experiências desenvolvidas naquele município com projetos de educação socioambiental.

A programação da Prefeitura de Gravataí encerrou com caminhada orientada e rapel no Morro Itacolomi, considerado Patrimônio Cultural do Estado, nos dias 7 e 8. Limpeza da trilha ecológica está prevista entre as ações educativas pelo Grupamento Ambiental, que cadastra estudantes e demais pessoas interessadas na atividade de conscientização pela defesa do ambiente natural.

Fundação Municipal de Meio Ambiente Fonte: http://www.gravatai.rs.gov.br/site/noticias.php?id=152320


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br