Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de junho de 2013

SOROCABA (SP) REALIZA VÁRIAS ATRAÇÕES PARA CELEBRAR A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Animais taxidermizados atraem aos visitante as na praça central - Por: Pedro Negrão

Semana do Meio Ambiente continua com várias atrações

Animais taxidermizados atraem os visitantes no Centro
A Semana do Meio Ambiente, que começou ontem com uma exposição na praça Coronel Fernando Prestes, está repleta de atrações. Elas continuam até o final da semana, mas o ponto alto será amanhã, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na praça central, o que mais chamou a atenção das pessoas que prestigiaram a mostra "Biodiversidade do Rio Sorocaba", parte integrante da ação "Meio Ambiente no Centro", foi o estande com animais empalhados, que continuará no local até amanhã, das 9h às 17h.

A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) na praça central conta também com doação de mudas de árvores de espécies nativas. Segundo o chefe da divisão de educação ambiental da Sema, Rafael Ramos Castellari, 900 mudas foram disponibilizadas ontem para os sorocabanos mas, no total, durante a semana toda, quatro mil mudas serão doadas, com a intenção de intensificar a arborização urbana. "O objetivo dessa doação de mudas é aumentar a arborização urbana. Só que não pode ser qualquer árvore. Por isso, as espécies doadas são adequadas para o plantio no quintal, em calçadas, na frente de casa. E todos que levarem as mudas serão orientados sobre como plantar e como devem ser os cuidados com a árvore", esclarece.

Ainda na praça Coronel Fernando Prestes, outra exposição deve atrair os sorocabanos hoje e amanhã, das 9h às 16h. O Sesc Sorocaba apresentará "Uma Casa mais Sustentável", um cenário interativo de 20 metros quadrados, com sala, quarto, cozinha, banheiro e lavanderia, onde os participantes poderão interagir com estruturas e tecnologias mais sustentáveis. Também poderão ser descobertas no local opções e atitudes alternativas com relação à água, energia, resíduos e alimentação.

O Programa "Jogue Limpo", realizado pela MB Engenharia Ambiental, também estará presente na ação "Meio Ambiente no Centro" hoje e amanhã, falando sobre "Logística Reversa" de embalagens contaminadas com óleo lubrificante pós-consumo, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes. E para completar a ação, a ONG Garfos organizará rodas de discussão sobre o tema alimentação saudável e alimentos orgânicos, e também irá abordar a questão dos agrotóxicos e os prejuízos à saúde.
 
Mais atrações 
Ainda como parte da Semana do Meio Ambiente, será feito hoje o chamado tour das "Árvores Cidadãs Sorocabanas", com saída às 8h30 do parque da Biquinha. Apenas inscritos podem participar. Já a Câmara Municipal de Sorocaba fica aberta à população hoje e amanhã, das 9h às 17h, para que a exposição fotográfica "Ações da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba" possa ser conferida. Na Câmara também acontece amanhã um bate-papo sobre "Meio Ambiente de Sorocaba", das 14h às 17h. 

Nos dias 5 e 6, amanhã e quinta-feira, será realizado, das 9h às 18h, o workshop "Estado da Arte dos Estudos Sobre Biodiversidade no Município de Sorocaba", na Universidade de Sorocaba (Uniso), no campus Cidade Universitária. O evento é aberto ao público. E amanhã também começa a exposição temática "Aves de Sorocaba" no parque da Biquinha, das 9h às 17h. A mostra pode ser vista até domingo. Também como parte da semana, na sexta-feira será inaugurado o Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade.
 
Cápsula do Saber 
Uma exposição interativa da Cápsula do Saber, promovida pela Unimed Sorocaba, será realizada na quinta-feira, na praça do Campolim, das 9h às 18h. No evento serão colocados em evidência alguns dos principais problemas que ameaçam a saúde do planeta, como a poluição urbana, as queimadas, o desmatamento das florestas, as secas, os lixos tóxicos, os furacões, as enchentes e o descongelamento das geleiras. Além disso, hoje acontece a Feira de Objetos Recicláveis e Educação, das 11h às 15h, no Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba, e amanhã, das 8h às 15h no hospital.
 
Animais taxidermizados 
Rafael Ramos Castellari, da Sema, afirmou que o objetivo da exposição de animais que é realizada na praça central é apresentar à população toda a diversidade de animais que pode ser encontrada na cidade, como o ratão-do-banhado e o martim-pescador. "Trouxemos para a população exemplares taxidermizados de espécies que podem ser vistas no perímetro urbano de Sorocaba. E esses animais podem ser encontrados graças à conservação e preservação da mata ciliar e até dos próprios parques que servem como abrigo", diz.

Para o operador de produção Eric Augusto de Freitas, 24 anos, esse tipo de ação é muito bacana para a população. "A cidade é meio distante desse tipo de coisa. Isso traz mais conhecimento, já que tem muita gente que não conhece algumas espécies expostas. Eu mesmo, que sempre acompanho canais sobre ambientalismo, já vi espécies que não conhecia. Mas o que mais me chamou a atenção foi o tamanduá que está enfaixado, machucado. Isso mostra que os animais correm risco na natureza e que nós devemos ter mais cuidados com eles", revela. O estudante Jean Carlos Vieira Martins, 20 anos, estava de passagem pelo Centro e acabou parando para conferir a exposição. "É muito legal porque incentiva o pessoal a ter mais contato com o meio ambiente." 
http://www.cruzeirodosul.inf.br
Mais fotos...

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br