Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de setembro de 2013

ESTUDOS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DIZEM QUE VOLUME DO VELHO CHICO PODE REDUZIR EM 30%


Mudança climática pode inutilizar 

transposição do São Francisco


Por Rodrigo Pedroso | Valor

SÃO PAULO  -  A previsão para o clima no Brasil, nas próximas décadas, com aumento da temperatura, ondas de calor mais forte e chuvas mais acentuadas em um espaço de tempo mais curto, caso se confirme, vai diminuir o índice pluviométrico da bacia do rio São Francisco, tirando 30% do volume atual do rio. Com isso, há o risco de as obras de transposição do rio, quando ficarem prontas, não receberem água suficiente para irrigar as regiões destinadas à agricultura.
A estimativa foi feita nesta segunda-feira, 9, por Eduardo Assad, coordenador de grupo de pesquisa de mudanças climáticas da Embrapa. Os dados estão em estudo sobre mudanças climáticas no Brasil, divulgado durante a 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais, realizada em São Paulo.
Risco energético e alimentar
A mesma redução de volume deverá ocorrer nas próximas décadas na bacia do rio Tocantins. A estimativa média para as bacias de todos os rios do Norte e do Nordeste do país é de redução de 20% no volume de água.
“A maior dúvida é onde vai chover mais, onde vai chover menos. A incerteza em cima dos recursos hídricos é grande. Porém, a tendência dos problemas para os próximos anos aponta para segurança energética, alimentar e hídrica”, disse Assad.
No Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, com um regime de chuvas mais seco, a tendência é de diminuição do volume dos rios. No Sul e Sudeste, o índice pluviométrico deve aumentar. A bacia Paraná-Prata terá aumento de 40% no volume de água.
“A transposição [do São Francisco] já está ameaçada. Precisa ser rediscutida a avaliação de políticas públicas no país com esses dados novos. Estamos começando a ver coisas mais claras do que víamos há 10 anos”, afirmou Assad.
(Rodrigo Pedroso | Valor)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br