Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de setembro de 2013

USO DAS GARRAFAS PETs PARA SUBSTITUIR TIJOLOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL


 garrafa-ecod.jpg
Cerca de 53% das garrafas PET ainda são descartados aleatoriamente no país
Foto: stevendepolo

Garrafas PET são usadas para construção de paredes


A reciclagem de garrafas PET tem encontrado várias utilidades, como a confecção de brincos, bijuterias, móveis, vasos para plantas e casas flutuantes, informou a Agência Sebrae. Os reservatórios de plástico deixam de ser descartados indevidamente e ganham novas aplicações. O politereftalato de etileno (PET), que é um polímero termoplástico, pode durar até 800 anos na natureza.

O empresário Paulo Marques, da Construtora Gap., partiu em busca de soluções. Hoje, usa garrafas PET para substituir tijolos na construção civil, reduzindo o custo no levantamento de paredes em até 20%. A iniciativa é um dos atrativos no Espaço Inovação e Tecnologia da Feira do Empreendedor da Bahia, que será realizada de 22 a 26 de outubro, no Centro de Convenções, em Salvador.


As paredes são feitas com estrutura pré-moldada (placas), forradas com argamassa, cimento, blocos de isopor e alguns produtos químicos
A reutilização das garrafas não é vista apenas como uma atitude ecologicamente correta, mas pode gerar lucro. Segundo dados da Revista Meio Ambiente, cerca de 53% das garrafas PET ainda são descartados aleatoriamente no país, trazendo sérios danos à natureza. O desafio é gerar lucro com um material de custo tão baixo e, de quebra, beneficiar o meio ambiente.
Marques explica que o uso de garrafas PET na construção civil substitui os blocos de cerâmica e cimento, reduzindo o custo em até 20%, além de agilizar a execução do serviço e ter metade do peso de uma parede normal. Segundo ele, as paredes são feitas com estrutura pré-moldada (placas), forradas com argamassa, cimento, blocos de isopor e alguns produtos químicos – o segredo industrial da empresa. Ele tem a patente do produto junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e já realizou testes e ensaios de resistência do produto na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

Eco Vila
A ideia inovadora vai ser colocada em prática em uma Eco Vila, no Vale do Capão, onde serão construídas 40 residências. As garrafas serão fornecidas por uma ONG de catadores de Palmeiras dos Índios. “Nossa unidade industrial fica em Jauá, na Estrada do Coco, onde demonstramos o produto e as possibilidades de utilização. Na Feira do Empreendedor, vamos expor as paredes e buscar novos parceiros no mercado”. O empresário explica que como as paredes não têm função na estrutura – responsabilidade dos pilares e vigas - podem ser utilizadas em prédios, casas residências, escritórios e todo tipo de construção.

Paulo Marques garante que os estudos apontaram para um bom isolamento térmico-acústico que se soma à economia e à leveza do produto. “As garrafas se encaixam perfeitamente uma no fundo da outra, formando tubos que vão gerar as placas que serão revestidas pelo concreto celular (com o uso de células de isopor). As paredes ficam com a mesma largura do que uma parede normal: 20 cm”, explica. Uma parede normal pesa em torno de 1.480 kg o metro cúbico. Já as paredes de pet chegam a 720 kg o metro cúbico.

Ideias inovadoras
O Espaço Inovação e Tecnologia trará outras novidades, como o bioplástico proveniente do amido extraído da casca de batata e a garrafa térmica inteligente, que mostra a temperatura por LED e viva voz. Segundo a coordenadora de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae na Bahia, Márcia Suêde, o objetivo é gerar negócios com ideias inovadoras.

“O espaço vai apresentar ideias inovadoras e que podem gerar negócios e lucro. Serão 29 vitrines com exposição de produtos inovadores, onde serão apresentados cases de sucesso”, conta a coordenadora. Na Estação do Resíduo Sólido, por exemplo, serão apresentados conceitos sobre a política nacional de forma lúdica para que as pessoas possam tomar conhecimento sobre a legislação e perceber de que forma podem criar soluções de reciclagem de produtos.

Os visitantes poderão também participar de uma Maratona Sustentável, jogo interativo para testar os conhecimentos sobre atitudes sustentáveis, e conhecer as Soluções Sebrae para a área de Inovação e Tecnologia. 

O Espaço contará com totens com informações setoriais da indústria, comércio e serviços, uma maquete do Parque Tecnológico da Bahia e um Jardim Vertical com garrafas pet produzido pela organização não governamental Camapet. Os visitantes também poderão fazer comentários, dar ideias e sugestões no Mural de Post It. http://www.ecodesenvolvimento.org/

TODO E QUALQUER INICIATIVA PARA REAPROVEITAR AS GARRAFAS PETs, QUE NA NATUREZA PODEM DURAR ATÉ 800 ANOS PARA SE DECOMPOR, É MUITO BEM VINDA E MERECE SER DIVULGADA!

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br