Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de janeiro de 2014

A MORTE DE 1,2 TON DE PEIXES NO RIO MADEIRA (RO) PODERÁ ACARRETAR MULTA À HIDRELÉTRICA DO JIRAU

Construção de usina no rio Madeira causa morte de 1,2 toneladas de peixes


Jirau pode ser multada por causar morte de peixes

O consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), dono da hidrelétrica de Jirau, em construção no Rio Madeira (RO), poderá ser multado pelo Ibama por ter causado a morte de mais de 1,2 tonelada de peixes no fim do ano passado.

Hidrelétrica

A recomendação para que seja aplicada uma sanção contra o consórcio foi feita nesta semana por analistas ambientais do instituto que avaliaram o caso. Ainda não há detalhes sobre valores ou mesmo que tipo de multa seria aplicada. A recomendação técnica será avaliada pela diretoria do instituto ambiental.

Em dezembro, o consórcio ESBR enviou um relatório ao IBAMA, com detalhes sobre a manutenção realizada em uma das primeiras turbinas acionadas pela hidrelétrica, operação que causou a morte de 1.224 quilos de peixes. No documento encaminhado ao órgão ambiental, o consórcio informa que "em função de causas ainda desconhecidas", no momento da abertura da escotilha de acesso à turbina, foi verificado que os peixes que ficaram confinados na estrutura estavam mortos.

"Com base nas informações prestadas pelo empreendedor, concluí-se que os peixes foram vítimas de morte por asfixia, em razão de ausência de fluxo de água no interior do tubo de sucção", afirma a nota técnica do IBAMA, acrescentando que a metodologia de trabalho utilizada pela ESBR "não se mostrou eficiente" para resgate de peixes vivos.

Não é a primeira vez que peixes morrem nas turbinas de Jirau. Uma primeira ocorrência foi registrada em setembro do ano passado, quando 250 quilos de peixes morreram na mesma unidade geradora de energia. "Naquela ocasião, o empreendedor informou que estariam sendo 'revistos os procedimentos de manobra das comportas das UGs [unidades geradoras] e analisados os projetos das estruturas das mesmas, para evitar ocorrência destes incidentes'", informa a nota técnica. O documento do IBAMA recomenda que, em 30 dias, o consórcio encaminhe relatório com avaliação da eficiência do "Plano de Trabalho de Resgate nas Unidades Geradoras".

Segundo o presidente do consórcio ESBR, Victor Paranhos, trata-se de um episódio que não vai se repetir. "Foi um incidente, um problema pontual. Isso já está solucionado", disse.

Atualmente, a hidrelétrica de Jirau, em construção em Porto Velho, conta com quatro turbinas em funcionamento, de um total de 50 turbinas que compõem o empreendimento. Pelo contrato firmado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a usina devia ter enCerrado o ano passado com 21 máquinas em operação. O consórcio Energia Sustentável do Brasil é formada pelas empresas GDF Suez (60%), Eletrosul (20%) e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf (20%).


Veículo: Valor Econômico
Data: 17/01/2014
Tema: Ibama 


VEJA MAIS:

Em setembro de 2013 a mesma obra provocou a morte de 11 ton de peixes, na piracema e foram multados em R$ 7,7 milhões - Clique

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br