Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de janeiro de 2014

ALTA NO CONSUMO E DANOS DAS CHUVAS DEIXAM LITORAL NORTE SEM ÁGUA





Do G1 Vale do Paraíba e Região

Caixa d'água está vazia há pelo menos dias na casa de morador do Barra Velha em Ilhabela. (Foto: João Cruz de Oliveira/Arquivo Pessoal)Morador do Barra Velha em Ilhabela já reclamava
de falta de água há dois dias.
(Foto: João Cruz de Oliveira/Arquivo Pessoal)
As quatro cidades do litoral norte de São Paulo estão sem água neste domingo (5), de acordo com a Sabesp. Segundo a companhia, o consumo elevado aliado às fortes chuvas que atingiram a região nas últimas horas esgotaram reservatórios das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião. Ainda não há previsão para o restabelecimento do serviço. veja tabela das regiões atingidas abaixo

A situação mais crítica, segundo a Sabesp, está em Ubatuba, que teve seu principal sistema invadido pela barreira que caiu na rodovia Oswaldo Cruz durante a madrugada e desceu para o Rio Grande, onde é feita a captação que abastece toda a região central do município.

Em Caraguatatuba, o problema está concentrado nas regiões central e Norte, em razão do assoreamento das captações dos rios Guaxinduba, que atende parte do Centro, e Mococa, que atende o Norte do município. Houve paralisação no abastecimento devido aos parâmetros de cor e turbidez da água. Ainda segundo a Sabesp, especificamente na região central, há ocorrência de baixa pressão em razão do reservatório do Benfica (responsável pela abastecimento desta parte do município) estar recebendo água do sistema Porto Novo, por meio de bombeamento.
Em São Sebastião, o rompimento de uma adutora na Costa Sul ocasionou o desabastecimento dos bairros Maresias, Barra do Una e Juquehy. Na região central há problemas pontuais de baixa pressão nos bairros Centro, Porto Grande, Vila Amélia, Itatinga, Olaria, Varadouro e Topolândia, devido à alta de consumo, que impede a recuperação dos reservatórios, pois toda a água produzida é imediatamente distribuída.

No município de Ilhabela, temperatura elevada e alto consumo de água tem ocasionado problemas de baixa pressão nos bairros Arrozal, Barra Velha e Armação.

Ações
Por meio de nota, a Sabesp informou que equipes de operação e manutenção da companhia estão trabalhando desde a madrugada para restabelecer os sistemas mas é necessário aguardar que as águas dos mananciais melhorem suas condições, para possibilitar tratamento e distribuição com a qualidade de sempre.

A companhia informa que pediu reforço de outras cidades para complementar a frota dos 11 caminhões-pipa que já estavam na região. Casos emergenciais devem ser registrados na Central de Atendimento, que funciona 24 horas pelo telefone 0800-055 0195. A Sabesp encerra seu comunicado informando que lamenta os transtornos e recomenda o uso racional da água armazenada nas caixas d'água das residências até que o abastecimento seja restabelecido
.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br