Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de janeiro de 2014

"CHUVEIRO DE ASTRONAUTA" PROMETE REDUZIR EM 90% O GASTO COM ÁGUA DO BANHO

Comportamento da água no espaço serve como base para criação de chuveiro que promete reduzir gasto com água em até 90%

Você já se perguntou como os astronautas passam tanto tempo no espaço sem suprimentos e água adicionais? O engenheiro Mehrdad Mahdjoubi, da empresa suíça Orbytal Systems, sim. Ele e sua equipe, pensando na base do consumo de água das astronaves, desenvolveram o OrbSys, chuveiro que promete reduzir o consumo de água em 90% e de energia em 80% - isso para quem está na Terra mesmo.
“Com o meu chuveiro, que faz constante reciclagem de água, você só usaria cerca de cinco litros de água para um banho em dez minutos. Em um chuveiro normal, você usaria 150 litros de água, 30 vezes mais. É uma economia e tanto", disse Mahdjoubi à CNN.
A ideia do chuveiro é simples. Ele funciona num circuito fechado, ou seja, a água que cai no ralo é filtrada por um mecanismo, sobe e cai na cabeça do usuário, em ciclo. Como a passagem é muito rápida, a água quente não esfria, logo, não há necessidade de eletricidade para esquentá-la novamente.
Com esse modelo, as economias de água e de energia poderiam fazer muita diferença no bolso. A empresa criadora do chuveiro tem tanta certeza disso que desenvolveu uma calculadora, com a qual se pode fazer as contas da economia no período de um ano contando com o serviço do chuveiro espacial.
Além dessa inovação, há boas opções de chuveiros menos prejudiciais ao meio ambiente no mercado, como os chuveiros híbridos, que utilizam energia solar e elétrica, e o chuveiro iluminado que, conforme a demora no banho, avisa por uma luz verde ou vermelha, se você esta enrolando muito no chuveiro.
Veja o vídeo abaixo e entenda melhor o funcionamento do OrbSys:
Fonte: Treehugger


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br