Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de janeiro de 2014

CODEVASF REALIZA PEIXAMENTO PARA OFERECER MAIS ALIMENTOS PARA OS RIBEIRINHOS DO VELHO CHICO











Peixamento da Codevasf na Festa de Bom Jesus de Penedo insere espécies nativas no São Francisco

14/01/2014

Xira, piau e piaba foram as espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco inseridas nas águas do "Velho Chico" pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no domingo (12) durante o tradicional peixamento realizado na Festa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL).
Integrante da programação oficial da festa, numa parceria com a Prefeitura Municipal, o peixamento pretende contribuir com o repovoamento de espécies nativas na bacia hidrográfica como ação permanente do Programa de Revitalização do São Francisco em Alagoas.
O peixamento foi acompanhado por moradores e visitantes que participavam da tradicional festa religiosa, como Adélia de Jesus e João Vignoli, casal que veio da cidade de Peruíbe, no litoral de São Paulo, para participar da festa. Eles contam que inicialmente estavam programados para voltar a Peruíbe (SP) no sábado, mas que, ao saberem do peixamento, decidiram adiar para segunda-feira (13).
"Essa ação é maravilhosa e eu pude colaborar com o fortalecimento dessa beleza que é o rio São Francisco. Estávamos marcados para retornar a São Paulo no sábado (11). Mas quando ficamos sabendo do peixamento, decidimos adiar a viagem. Nem consegui dormir direito nessa noite por conta da ansiedade. Peço que a Codevasf continue fazendo isso todos os anos. Esse rio não pode morrer", disse Adélia de Jesus.
O marido de Adélia, João Vignoli, também comemorou a participação ativa no repovoamento do rio São Francisco. "Essa é a segunda vez que venho a Festa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, mas ainda não tinha participado do peixamento realizado pela Codevasf. Senti uma emoção que não dá para explicar, pois estávamos ali participando da revitalização do rio. Costumo pescar e me alimentar de pescado e sei da importância dessa ação", afirmou.
A futura engenheira de pesca Taisa Tavares estuda na Unidade de Ensino da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Penedo. Ela aproveitou o dia de festa para participar do repovoamento do "Velho Chico". "Essa é uma ação importante, pois demonstra para as pessoas que o rio São Francisco é um local de vida. Que o lixo não deve ter lugar. E sim as espécies nativas, que são alimento para uma imensa população ribeirinha", destacou a estudante.
As espécies nativas inseridas no rio São Francisco por meio de peixamentos realizados pela Codevasf no estado são produzidas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, um dos mais importantes centros de pesquisa e difusão de tecnologia aquícola da Companhia, localizado em Porto Real do Colégio (AL), que atua para repovoamento da ictiofauna da bacia hidrográfica.
Segundo o biólogo José Reginaldo, que trabalha Centro Integrado de Itiúba na parte de produção das espécies nativas, os peixes inseridos no domingo devem estar aptos para o consumo em até dois anos. "A partir de um ano, dependendo da espécie, os peixes já atingirão o crescimento ideal para consumo humano. Após esse período, o peixamento já trará resultados aos pescadores e à população em geral", explicou.
Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Ivan Craveiro, o repovoamento da bacia hidrográfica do São Francisco com espécies nativas é uma das ações que materializa o compromisso da Companhia com a revitalização.
"Estamos trazendo uma ação que promove mais vida ao Velho Chico. Somos hoje uma das principais executores das ações do Programa de Revitalização do São Francisco. Assim, o peixamento de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo reafirma esse compromisso com a revitalização, que também se apresenta na implantação de esgotamento sanitário que está trazendo tratamento de esgoto para os municípios da bacia; na inclusão produtiva, que é uma revitalização socioeconômica; e em outras iniciativas executadas pela Codevasf em Alagoas. 
O peixamento é também uma ação de educação ambiental, que busca despertar nas pessoas o compromisso com o meio ambiente e a questão ambiental", avaliou o superintendente.
O superintendente regional anunciou ainda que em fevereiro, durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Piaçabuçu (AL), a Codevasf deve dar continuidade ao repovoamento do rio São Francisco ao realizar um peixamento no dia 09 de fevereiro na região da foz.

Centros Integrados
Os peixamentos são uma das mais importantes funções dos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf. Além de desenvolverem e transferirem tecnologias de reprodução artificial, larvicultura e alevinagem de espécies de peixes nativas da bacia do Rio São Francisco, os sete centros da Companhia produzem alevinos de importância econômica para apoio à piscicultura nas bacias do São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim; e capacitam técnicos, produtores, pescadores e estudantes em técnicas de propagação artificial e criação de peixes, limnologia e qualidade de água.
O centros também servem como base física para a realização de projetos de apoio à organização e estruturação de associações e cooperativas de pescadores artesanais e aquicultores; monitoramento da qualidade da água do rio São Francisco; estudos das lagoas marginais; e estudos de biologia pesqueira e apoio a atividades de gestão participativa e compartilhada dos recursos pesqueiros, com propagação de conceitos de educação ambiental.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br