Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de janeiro de 2014

ENCALHE DE PEIXES EM LAGOA DA PRATA MOBILIZA ÓRGÃOS AMBIENTAIS NA BACIA DO VELHO CHICO




Peixes ficaram concentrados em um trecho do Rio Jacaré em Lagoa da Prata (Foto: Reprodução/TV Integração)Peixes ficaram concentrados em trecho do Rio Jacaré (Foto: Reprodução/TV Integração)

Força-tarefa é montada para retirar 



peixes encalhados em Lagoa da Prata



Espécies ficaram presas em uma obra de contenção na Lagoa Verde.
Órgãos ambientas, promotoria e pescadores ajudam para salvar peixes.

Do G1 Centro-Oeste de Minas

Centenas de peixes que sobem neste período do ano do Rio São Francisco para o Rio jacaré, durante a piracema, ficaram encalhados em uma obra de contenção na Lagoa Verde em Lagoa da Prata. O motivo seria por causa do baixo nível de água provocado pela estiagem. Uma força-tarefa foi montada nesta terça-feira (14) para tentar salvar as diversas espécies e o trabalho continua nesta quarta-feira (15).
 A    situação mobilizou pescadores, órgãos ambientais e até a segurança pública. "Viemos conferir o que está acontecendo e junto com as demais autoridades buscar evitar danos ambientais", disse o promotor de Meio Ambiente, Eduardo Almeida da Silva.
Peixes ficaram presos em trecho com obras (Foto: Reprodução/TV Integração)Várias espécies correm risco
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Curimatã, curvinas e mandi prata são algumas das espécies que ficaram concentradas em um poço que liga o Rio Jacaré a Lagoa Verde, onde eles deveriam desovar. "A obra da barragem pode estar influenciando. Por causa do baixo nível forma uma correnteza e eles não conseguem subir. Se tivesse nível de água maior eles conseguiriam subir", disse o cabo Joel Henrique.
Na tentativa de salvar parte dos peixes foi improvisada uma estrutura de madeira e montada uma barreira para melhorar o fluxo da água. Desta forma, a subida do peixe fica mais fácil. Até redes de pesca foram usadas para transportar o peixe até a Lagoa Verde. Os voluntários ficaram praticamente o dia todo em prol da ação. "A solução foi pegar os peixes com redes, tarrafas e outros meios para levá-los até a lagoa", disse Joel
Pescadores tentaram salvar os peixes encalhados (Foto: Reprodução/TV Integração)Pescadores tentaram salvar os peixes
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Quem mora na região de Lagoa da Prata sabe que situações como essa comprometem o meio ambiente. "Se não salvarmos daqui um tempo não teremos mais peixes para os nossos filhos, para os supermercados. Então algo tem que ser feito", disse o pescador Clodomiro da Silva.
A força tarefa continua durante todo dia nesta quarta-feira (15) e segundo a Polícia de Meio Ambiente não há previsão para acabar.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br