Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de janeiro de 2014

MILHARES DE PEIXES MORREM ENCALHADOS EM OBRA DE CONTENÇÃO EM LAGOA DA PRATA (MG)


Peixes mortos precisarão ser retirados da água  (Foto: Reprodução/TV Integração)Peixes mortos foram ser retirados da água (Foto: Reprodução/TV Integração)
16/01/2014 



Na piracema, milhares de 



peixes encalhados morrem



em lagoa de MG


Espécies ficaram presas em obra de contenção em Lagoa da Prata.
Autoridades do Meio Ambiente tentam salvar espécies no local.

Do G1 Centro-Oeste de 
Minas
Mais de três toneladas de peixes mortos, de várias espécies, foram retiradas na manhã desta quinta-feira (16) na Lagoa Verde em Lagoa da Prata. As espécies ficaram encalhadas nesta terça-feira (14), quando foi montada uma força-tarefa para ajudar os cardumes a se reproduzirem. A Polícia Militar de Meio Ambiente e outras autoridades estão no local tentando salvar os peixes, que sobem neste período do ano do Rio São Francisco para o Rio Jacaré, durante a piracema.
Os peixes ficaram encalhados em uma obra de contenção na Lagoa Verde e o motivo seria por causa do baixo nível de água provocado pela estiagem. Porém, a Polícia Militar de Meio Ambiente também acredita que a quantidade de animais seja superior comparado aos anos anteriores no período da piracema.
A situação mobilizou pescadores, órgãos ambientais e até a segurança pública em uma força-tarefa que foi montada. "Estamos conferindo o que está acontecendo e junto com as demais autoridades buscando evitar danos ambientais", disse o promotor de Meio Ambiente, Eduardo Almeida da Silva.
Peixes ficaram presos em trecho com obras (Foto: Reprodução/TV Integração)Várias espécies correm risco
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Curimatã, curvinas e mandi prata são algumas das espécies que ficaram concentradas em um poço que liga o Rio Jacaré a Lagoa Verde, onde elas deveriam desovar. "A obra da barragem pode estar influenciando. Por causa do baixo nível forma uma correnteza e eles não conseguem subir. Se tivesse nível de água maior eles conseguiriam subir", disse o cabo Joel Henrique.
Peixes encalhados
Na tentativa de salvar parte dos peixes foi improvisada uma estrutura de madeira e montada uma barreira para melhorar o fluxo da água. Desta forma, a subida do peixe fica mais fácil. Redes de pesca também foram usadas para transportar o peixe até a Lagoa Verde. Os voluntários ficaram praticamente o dia todo em prol da ação. "A solução foi pegar os peixes com redes, tarrafas e outros meios para levá-los até a lagoa", disse Joel
Pescadores tentaram salvar os peixes encalhados (Foto: Reprodução/TV Integração)Pescadores tentaram salvar os peixes
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Quem mora na região de Lagoa da Prata sabe que situações como essa comprometem o meio ambiente. "Se não salvarmos daqui um tempo não teremos mais peixes para os nossos filhos, para os supermercados. Então algo tem que ser feito", disse o pescador Clodomiro da Silva.
Segundo a Polícia de Meio Ambiente não há previsão para terminar a operação força tarefa.  
Do G1 Centro-Oeste de 
Minas

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br