Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de janeiro de 2014

NA FESTA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES (SE), PROTESTO CONTRA DEGRADAÇÃO DO VELHO CHICO

Protesto contra degradação do São Francisco marca festa em SE

Manifestação ocorreu na tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes.
Evento acontece há quase dois séculos no Baixo São Francisco, em SE.



Do Globo Rural

Durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes deste ano, na região de Baixo São Francisco (SE), ribeirinhos da cidade de Neópolis fizeram um protesto contra a degradação do rio.
Os manifestantes, que marcaram o encontro por uma rede social, foram à festa vestidos de preto. “Nós estamos precisando da revitalização (do rio)”, diz Gamal Alves, organizador da manifestação.
Durante a festa, realizada há quase dois séculos, grupos de pífanos acompanham as imagens de Bom Jesus dos Navegantes e de São Pedro, que era pescador, na balsa para a procissão fluvial. Quem não consegue embarcar, acompanha tudo das margens do rio.
De uma imagem do alto é possível ver os imensos bancos de areia no meio do rio São Francisco. O assoreamento é cada vez maior e esta é uma das preocupações das pessoas que realizaram a manifestação.
A lâmina d’água no Baixo São Francisco está diminuindo a cada ano e isso já é percebido por quem utiliza os serviços da balsa que leva os veículos até a cidade de Penedo. A balsa já encalhou algumas vezes no leito do rio.
Os ribeirinhos dizem que o Velho Chico perdeu força. João Batista aprendeu o ofício de pescador com o pai, mas agora sobreviver dessa profissão é um sacrifício. “Antes a gente pegava de 50 a 100 quilos de peixe, hoje pegamos 2 ou 3, quando conseguimos”, diz. GLOBO.COM - GLOBO RURAL

LEIA TAMBÉM:

São Francisco pede socorro - Clique


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br