Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de janeiro de 2014

PROJETO "ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO" PREPARA RIBEIRINHOS PARA MONITORAR QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO

Cursos do Projeto Águas do São Francisco
Estudantes recebem certificados em Neópolis


Neste mês de janeiro, será realizada no Assentamento Jacaré-Curituba a entrega de certificados dos cursos do Projeto Águas do São Francisco. “Os próximos cursos serão realizados nos dias 11 e 12 de fevereiro, durante o Seminário de Recuperação Hidroambiental promovido pelo Projeto”, destaca um dos coordenadores do Projeto, Thadeu Ismerim Silva Santos.
Estudantes e professores do Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, localizado no município sergipano de Neópolis, receberam no último dia 7 deste mês, das 9h às 17h, certificados dos cursos de Gestão de Recursos Hídricos e de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizados pelos técnicos do Projeto Águas do São Francisco nos dias 8 e 29 de novembro de 2013.
O Projeto Águas do São Francisco que é realizado pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental deu início ao treinamento para a formação de agentes de monitoramento da qualidade da água da bacia hidrográfica do rio São Francisco.
Na ocasião, o estudante Romilton Sales Santos de 19 anos (aluno de auxiliar administrativo) que também participava do curso, relatou sua experiência e diz estar mais esclarecido com a questão do tratamento da água.
“Este curso de Gestão em Recursos Hídricos vai ajudar muito. É mais um aprendizado. Na minha família tem agricultores e já passei para eles tudo aquilo que aprendi. São nos mínimos gestos dentro de casa mesmo que vamos aprendendo a dar valor a nossa água”, compartilha sua experiência.
No treinamento, o Professor Anderson Vasco também apresentou o kit de monitoramento ambiental que será utilizado para medir os parâmetros mais importantes na análise da qualidade da água.
“Achei bastante interessante a iniciativa. As pessoas aqui não costumam cuidar muito do rio, da água. E com este curso nós aprendemos como fazer para ter uma melhor qualidade da água”, diz Fernanda Santos Leite, 15 anos, ao receber o certificado dos cursos de Gestão de Recursos Hídricos e de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Águas do São Francisco
A utilização racional dos recursos hídricos de uma bacia hidrográfica é indispensável para a sustentabilidade da vida e do desenvolvimento socioeconômico da população. Por isso, o conhecimento dos processos físicos, químicos e biológicos do ciclo hidrológico que afetam a disponibilidade hídrica e a qualidade ambiental é essencial para quantificar os efeitos provocados pelas atividades humanas.
Assim, faz-se necessária, de forma urgente, a preservação e recuperação da vegetação no entorno das nascentes e matas ciliares (margens dos cursos d’água), com envolvimento das comunidades do entorno, das instituições públicas, privadas e organizações sociais, por meio da educação, no processo de gestão ambiental.
O trabalho está sendo realizado na bacia hidrográfica do rio São Francisco, especificamente nos rios Jacaré e Betume onde estão inseridos os assentamentos Jacaré-Curituba, povoado Betume, povoado Serrão, povoado Ponta de Areia e demais comunidades.
Fonte: Assessoria de Imprensa

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br