Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de janeiro de 2014

RIBEIRINHOS COLETAM ASSINATURAS PARA EXIGIR TESTE DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO TAPAJÓS

Coloração habitual, como na foto, não se estende por toda a extensão do rio (Foto: Joab Ferreira/G1)Coloração habitual, como na foto, não se estende por todo o rio Tapajós (Foto: Joab Ferreira/G1)
13/01/2014 22h52 -


Grupo exige pesquisa para testar 



qualidade da água do rio Tapajós


Coleta de assinaturas para petição será nesta terça, 14.
Rio Tapajós está sob suspeita de contaminação por produtos de garimpo.


"A intenção é de verificar, em vários pontos, se há focos de contaminação por produtos químicos utilizados nos garimpos da região. A suspeita surgiu após a observação de que em determinadas partes, o rio apresenta uma coloração diferente da habitual." 
Será realizada nesta terça-feira (14), em Santarém, oeste do Pará, coleta de assinaturas para uma petição que pretende exigir do governo do estado a realização de uma pesquisa sobre  a qualidade da água do rio Tapajós. A intenção é de verificar, em vários pontos, se há focos de contaminação por produtos químicos utilizados nos garimpos da região. A suspeita surgiu após a observação de que em determinadas partes, o rio apresenta uma coloração diferente da habitual. O pedido será encaminhado no final do mês ao governador Simão Jatene.
A ideia é que pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) colham amostras de vários pontos do rio e façam os testes de laboratórios necessários para traçar um diagnóstico, com os custos bancados pelo governo do estado. Este é o primeiro passo. Caso seja constatada qualquer anormalidade, outras atitudes serão tomadas.
Há quase 30 anos, o rio Tapajós já sofreu contaminação por conta da grande exploração garimpeira da região. Por isso a desconfiança de que mais uma vez isso esteja acontecendo. A coleta de assinaturas será às 19 h, na Avenida Coronel Joaquim Braga, nº 169, quase em frente ao Colégio Frei Ambrósio. GLOBO.COM - G1 SANTARÉM  E REGIÃO

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br