Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de janeiro de 2014

SOS PRAIAS DE ITANHAÉM (SP) - AJUDE ASSINANDO A PETIÇÃO E DIVULGANDO


Exmo. Sr. Prefeito Municipal Marco Aurélio Gomes: Conserve limpas as PRAIAS de Itanhaém


A cidade de Itanhaém-SP está perdendo o fôlego na corrida contra a poluição em suas praias. Mais um ano novo se inicia e os velhos problemas gerados pela falta de uma gestão pública responsável no cuidado com o ambiente local persistem no cotidiano das pessoas, que utilizam as praias para atividades recreativas e esportivas.

Anualmente, no inicio da primavera, a ONG Ecosurfi realiza o Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias, que há 15 anos despolui a orla de Itanhaém e revela os impactos do lixo deixado nas praias pelos usuários e frequentadores. A proposta dessa ação é alertar as instituições públicas para esse alarmante problema. Mas ainda, nada de concreto foi feito!

Além de comprometer negativamente a paisagem, gerando implicações na qualidade do turismo, o lixo acumulado nas praias afeta a vida milhões de animais marinhos e aves nos oceanos, levando a mortandade de diversas espécies, em especial, às gaivotas e tartarugas marinhas, que confundem os pequenos pedaços de plástico com a sua fonte de alimento.

Se não bastasse a contaminação dos ecossistemas costeiros pelos resíduos sólidos, assistimos diariamente a omissão e inoperância da Prefeitura Municipal e seus agentes, nas questões referentes à gestão socioambiental da cidade, principalmente na temporada de verão.

São alguns dos problemas:

- Esgoto lançado diretamente na areia da Praia dos Sonhos pela Praça do Pescado;
- Grandes porções do espaço público - areia da praia “privatizada” por estabelecimentos comerciais a beira mar, através de suas mesas e cadeiras.
- Ausência de proteção para a vegetação anteduna, responsável pela fixação da areia a qual evita a erosão costeira.
- Redes de pesca em áreas impróprias e irregulares por toda a orla, principalmente nos costões rochosos e foz do Rio Itanhaém.
 - Falta de estudos técnicos sobre a quantidade de lixo produzido pelos frequentadores das praias, para que uma politica de resíduos sólidos nesses locais seja estabelecida.
- Estrutura precária para disposição de resíduos sólidos –lixeiras - em todos 26 quilômetros de orla em Itanhaém.
- Comércio irregular de alimentos entre outros, promotores da poluição.
- Trânsito indiscriminado de veículos automotores na areia das praias.
- Obras irregulares como: muros de concreto, “decks” de madeira, despejo de entulho entre outros, impactando a vegetação de restinga em toda a orla.
- Eventos públicos e privados na faixa de praia sem Planos de Gestão Ambiental – PGA, para mitigar e minimizar os impactos das suas atividades.
- Ausência de ciclovias e ciclofaixas nas vias de interesse turístico, acarretando trânsito e perda de qualidade de vida para os moradores locais e visitantes.
- Falta de campanhas educativas sobre a importância da proteção e conservação das praias e seus ambientes associados.

Considerando, os apontamentos acima citados e a urgência que os problemas ambientais gerados pela falta de prioridade da atual administração municipal na proteção e conservação das praias da cidade, pedimos a Exmo Sr. Prefeito Municipal Marco Aurélio Gomes, que cumpra com seu dever constitucional de fazer valer a aplicação do Cap.VI Do Meio Ambiente – Art.  225 da Constituição Federal:
“Todos têm direito ao meio ambienta ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, IMPONDO-SE AO PODER PÚBLICO e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”,
Considerando ainda, a representatividade legal emanada pelo povo através do voto, pedimos a todos os vereadores da Câmara Municipal de Itanhaém, que fiscalizem o cumprimento desse artigo (Art.  225 – CF), equiparável aos das cláusulas pétreas, para assegurar assim, boa qualidade de vida à população de Itanhaém, seus visitantes e todas as demais espécies vivas que habitam o litoral.

Itanhaém, 02 de janeiro de 2014

Ecosurfi – Organização Socioambientalista 
DEFENDER OS OCEANOS É DA NOSSA NATUREZA 

www.ecosurfi.org




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br