Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de janeiro de 2014

SP : ENCHENTES, ALAGAMENTOS, QUEDAS DE ÁRVORES E MUITO LIXO NAS ENXURRADAS, NAS CHUVAS DE HOJE

Moradores usam isopor em alagamento em São Bernardo do Campo (Foto: Reprodução/TV Globo)Moradores usam isopor em alagamento em São
Bernardo do Campo (Foto: Reprodução/TV Globo)
16/01/2014 

Chuva forte deixa SP em estado 




de atenção nesta quinta-feira





Na Zona Norte, houve queda de granizo por volta das 13h.

Regiões Leste e Sul entraram em estado de atenção para alagamentos.


 G1 São Paulo

Sofá é arrastado para boca de lobo durante forte chuva em Santana, São Paulo (SP), na tarde desta quinta-feira (16).  (Foto: Hermann Wecke / Futura Press)Sofá é arrastado para boca de lobo durante forte chuva em Santana, São Paulo (SP), na tarde desta quinta-feira (16). (Foto: Hermann Wecke / Futura Press)
A chuva forte que atingiu a capital paulista e municípios da Grande São Paulo na tarde desta quinta-feira (16) deixou pontos de alagamentos, causou queda de árvores e afetou a operação do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul.
A chuva começou por volta das 13h, quando o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, decretou estado de atenção nas regiões Oeste, Norte, no Centro e nas marginais Pinheiros e Tietê. Às 13h27, as regiões Leste, Sudeste e Sul entraram em estado de atenção para alagamentos.
Cerca de três horas depois, a chuva perdeu força e, às 16h, todas as regiões voltaram para o estado de observação. Segundo os meteorologistas do CGE, pode voltar a chover durante a noite.
Granizo
No bairro de Lauzanne Paulista, na Zona Norte, houve queda de granizo no começo da tarde. O mesmo ocorreu às 13h30 em Itaquera, na Zona Leste. Segundo a Defesa Civil, às 15h, as regiões de Santana, Pirituba, Jaraguá, Freguesia do Ó, Vila Maria, Vila Guilherme e Casa Verde estavam em estado de atenção para enchentes.
Granizo em quintal de residência na Zona Norte de SP (Foto: Alice Cristiane Alves/VC no G1)Granizo em quintal de residência na Zona Norte
de SP (Foto: Alice Cristiane Alves/VC no G1)
Quedas de árvores
A capital paulista tinha sete vias bloqueadas em função da queda de árvores por volta das 16h30, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Em toda a cidade, 72 semáforos apresentavam defeito: 43 estavam apagados e 29 em amarelo intermitente.
Na Avenida Rio Branco, no Centro, uma árvore caiu sobre a via. Ela atingiu um carro que passava pela pista central. O motorista não ficou ferido. Um poste também foi derrubado pela força da chuva e atingiu outro veículo.  Às 14h20, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou a via no sentido bairro, entre as ruas Vitória e Aurora.
“Ouvi um barulho e vi a árvore caindo em cima da gente”, disse Silvio Nomura, comerciante de 52 anos que dirigia um dos carros. “Tivemos sorte de não nos machucarmos.” Os galhos atingiram o capô e o vidro traseiro de seu carro, acertando três notebooks e uma CPU que levava. “Contando o dano no carro e nos computadores, calculo prejuízo de R$ 10 mil.” Já o poste caiu sobre uma Mercedes-Benz. A rede de trólebus também foi derrubada na avenida.
Chuva derrubou árvore sobre carro em São Paulo (Foto: Márcio Pinho/G1)Chuva derrubou árvore sobre carro na Avenida
Rio Branco, em SP (Foto: Márcio Pinho/G1)
Transportes
O mau tempo também provocou o fechamento do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da cidade, durante 21 minutos. O Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, operava normalmente na tarde desta quinta-feira.
O CGE registrou ventos de 76 km/h às 13h25 em Cumbica e 52 km/h no Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte.
Um raio causou danos no sistema de energia da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Segundo a empresa, o problema aconteceu por volta das 15h10, entre as estações Jurubatuba e Autódromo. Os trens circularam até as 18h20 com velocidade reduzida. Às 18h50 a situação era normalizada, de acordo com a CPTM.
Alagamentos
De acordo com o CGE, a cidade registrava, às 18h45, nove pontos de alagamentos, um deles intransitável, na Rua Casimiro de Abreu, na Mooca, Zona Leste de São Paulo.
Na Zona Norte, a chuva inundou a Rua Coronel Marques Ribeiro, na altura da Rua José Bernardo Pinto. No Centro, houve alagamento na Rua Barra do Tibaji, em ambos os sentidos, na região do Bom Retiro. Na Zona Sul, a Avenida Professor Abarão de Morais alagou.
Previsão
A Avenida Roque Petroni Júnior, na Zona Sul de São Paulo, também tinha um trecho totalmente alagado às 15h35.
O avanço de uma frente fria sobre o Oceano na costa sul do País e áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo irão provocar chuvas com maiores volumes até sexta-feira (17). O dia deve amanhecer com sol e céu parcialmente nublado. As temperaturas variam entre mínima de 19ºC e máxima de 27ºC.
Segundo o CGE, o tempo sofrerá mudanças a partir do sábado (18). O dia ficará com maior quantidade de nuvens e probabilidade de chuva fraca e garoa, principalmente ao amanhecer e no fim da tarde. Mínima de 18°C e máxima de 28°C. No domingo (19), a chance de chuva diminui significativamente. A temperatura não sobe muito e a máxima prevista é de 28°C.
Carro de luxo foi atingido por um poste que caiu durante a chuva em São Paulo (Foto: Márcio Pinho/G1)Carro de luxo foi atingido por um poste que caiu durante a chuva em São Paulo (Foto: Márcio Pinho/G1)GLOBO.COM - G1 SÃO PAULO

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br