Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de julho de 2014

LANÇADO O PLANO DE BACIA DO RIO DOS SINOS, NO RIO GRANDE DO SUL

[projeto prioriza a preocupação com meio ambiente

Comitesinos lança Plano de Bacia do Rio dos Sinos

Preocupação com o meio ambiente marca o projeto

MICHELLI MACHADO
03 de Julho de 2014 


Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Comitesinos – sob orientação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, lançou na quinta-feira, 03 de julho, o 1º Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. A inciativa busca o desenvolvimento sustentável da região pelas próximas décadas e se divide em dez grandes temas: Redução de cargas poluidoras, Monitoramento Quali-quantitativo, Proteção e Controle de Cheias, Aumento da Disponibilidade Hídrica, Otimização de Demandas de Água, Gestão de Áreas Protegidas, Vazão Ecológica, Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos, Educação, Mobilização e Comunicação, além de Acompanhamento e Implementação.
As diretrizes do projeto levam em conta atividades que façam uso das águas no Plano de Bacia. Para tanto definem valores mínimos de vazão, critérios de eficiência e economia, e outros parâmetros que justifiquem a concessão de licença para empreendimentos da indústria, setor primário ou empresas de saneamento. O evento buscou dar visibilidade às orientações técnicas contidas no Plano de Bacia. O objetivo foi informar à comunidade que vive e trabalha na região para que seja parceira no esforço de melhorar a qualidade das águas locais e assegurar seu uso por todos.



"





Lançamento Oficial

Durante a cerimônia, o presidente do Comitesinos, Arno Kaiser, relembrou de quando tudo começou. “Hoje acontece a finalização de um longo processo que iniciou em 2007, após a morte de milhares de peixes na maior tragédia ambiental do Rio dos Sinos”. Para o presidente o projeto será importante para recuperação e manutenção da qualidade da água. “Obras de saneamento e educação ambiental são exemplos de como o plano já está fazendo a diferença, antes mesmo de seu lançamento”, enfatizou.
O promotor de justiça, Alexandre Saltz, que esteve presente na solenidade afirmou: “Agora é necessário tirar este plano do papel. Este é o primeiro passo, o resto depende de nós. A vida deste rio é a vida da região”.
O secretário do meio ambiente do Rio Grande do Sul, Neio Lúcio Pereira, lembrou que apesar do sistema de gestão de recursos hídricos já ter vinte anos, ainda é um programa novo, em muitos aspectos. “A Bacia dos Sinos é a segunda bacia estadual a receber um plano de política ambiental”, destacou.
“Esta é uma festa cívica que mostra como é possível a construção da democracia em nosso país, com um ato que une sociedade civil e poderes políticos”
Padre Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos
O evento foi finalizado com a fala do reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino. “Esta é uma festa cívica que mostra como é possível a construção da democracia em nosso país, com um ato que une sociedade civil e poderes políticos. Este é um encontro de várias forças culturais, educacionais e políticas numa convergência de interesses. Viva a Bacia Hidrográfica dos Sinos”, encerrou. 
http://www.unisinos.br/noticias/eventos/preocupacao-com-o-meio-ambiente-marca-projeto

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br