Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de julho de 2014

PESQUISADORES DA EMBRAPA E INPE LANÇAM ATLAS DIGITAL DOS CENÁRIOS CLIMÁTICOS NO BRASIL

Atlas digital dos cenários climáticos projetados para o Brasil com base no Quarto Relatório do IPCC (2007): variáveis de interesse agrícola

Atlas digital dos cenários climáticos 

futuros para o Brasil estão disponíveis

02.07.2014

Foi disponibilizado um atlas digital dos cenários climáticos projetados para o Brasil com base no Quarto Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, 2007) de variáveis de interesse agrícola. Os autores são Emília Hamada e Raquel Ghini, pesquisadoras da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), José Antonio Marengo, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cachoeira Paulista, SP), Bruno Silva Oliveira e Sulimar Munira Caparoci Nogueira, doutorandos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos, SP).

O aquecimento do sistema climático é inequívoco e evidenciado pelas observações de aumento de temperatura das superfícies da terra e do oceano, sendo muitas das mudanças observadas desde a década de 1950 sem precedentes ao longo de décadas a milênios, segundo o IPCC de 2013. Devido à atividade humana, as concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa de dióxido carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) têm aumentado desde 1750, principalmente de emissões de combustíveis fósseis e, secundariamente, de mudança do uso da terra. A elevação gradual da temperatura provoca alterações na dinâmica da atmosfera, intensificando os ciclos hidrológicos e de energia e modificando potencialmente todos os aspectos do clima.

Conforme os autores, “o Atlas é constituído de uma coleção de mapas climáticos digitais de temperatura média do ar (mínimas, médias e máximas), precipitação pluvial, umidade relativa do ar e duração de período de molhamento foliar para o Brasil. São 504 mapas mensais abrangendo o clima do período de referência de 1961-1990 e simulados para os períodos futuros de 2011-2040, 2041-2070 e 2071-2100, dispondo de dois cenários de emissão de gases de efeito estufa do IPCC, B1 (otimista) e A2 (pessimista)”.

Apresentado em uma mídia digital, a consulta se torna mais dinâmica e com qualidade visual, facilitando a análise dos mapas. Além disso, a publicação apresenta figuras, tabelas e dados originais das projeções de precipitação pluvial e temperatura média do ar dos modelos climáticos globais do Quarto Relatório do IPCC, com recorte para o Brasil, disponíveis em arquivos no formato texto, que podem ser acessados de maneira rápida”, complementam os autores.

Este documento é derivado principalmente dos resultados dos projetos da Embrapa "Impactos das mudanças climáticas globais sobre problemas fitossanitários" - Climapest - Macroprograma 1 e "Impacto das mudanças climáticas sobre doenças e pragas em cultivos de importância para a agroindústria da Argentina e do Brasil" - Climafitos - Macroprograma 3, de cooperação com o INTA-Argentina. Os mapas foram gerados em Sistema de Informações Geográficas e fazem parte da abordagem metodológica proposta para os estudos.


Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br