Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de julho de 2014

PACTO EM DEFESA DAS CABECEIRAS DO PANTANAL E TRATA BRASIL REALIZAM REUNIÃO SOBRE SANEAMENTO AMBIENTAL

                            

Saneamento é tema de reunião na próxima semana em Cuiabá

                                                                                                                                                                                           

O Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal e o Instituto Trata Brasil, buscando soluções para o desenvolvimento sustentável da região, realiza no próximo dia 10 de julho, às 13 horas, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), reunião onde será discutida uma agenda para o tema Saneamento Ambiental. 
 
Participam da reunião o grupo coordenador do movimento, representantes do poder público estadual e municipal, além de interessados no tema. 
 
“Essa reunião tem como objetivo definir uma agenda de atividades para buscarmos recursos visando à implementação dos planos de saneamento que estão em curso na região”, explicou o superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Nédio Carlos Pinheiro.
 
ENTENDA O PACTO
 
O Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal é uma iniciativa que reúne representantes dos municípios situados na chamada caixa d’água do Pantanal onde estão as nascentes do rio Paraguai e seus afluentes (rios Sepotuba, Cabaçal e Jauru); instituições públicas; ONG’s; universidades, organizações da sociedade civil e usuários de água.
 
Seu objetivo é estabelecer políticas públicas positivas e integradoras, que garantam a harmonia social, econômica e ambiental da região. Na verdade, o “pacto” é um compromisso formal entre a sociedade civil e setor privado (reconhecidos como usuários) e poder público, visando promover o desenvolvimento sustentável da região por meio da formação de parcerias e gestão compartilhada de ações e atividades.
 
Na sua área de abrangência estão os 25 municípios da bacia do Rio Paraguai, de sua nascente até a foz do Rio Jauru: Alto Paraguai, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Clevelândia, Denise, Diamantino, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Nortelândia, Porto Estrela, Rio Branco, Salto do Céu, Santo Afonso, Reserva do Cabaçal, Porto Espiridião, São José dos Quatro Marcos e Tangará da Serra.
 
Programação: 
 
13h – Abertura com apresentação dos participantes 
 
13h15 – Objetivos da reunião: Levantar a situação do saneamento, planos de saneamento e os custos e recursos necessários para implementação das ações de saneamento na região dos 25 municípios do pacto.
 
13h20 às 13h45 – Panorama Geral do Saneamento no Brasil e no estado do Mato Grosso – Edison Carlos – Trata Brasil 
 
13h45 às 14h30 – Apresentação da situação do saneamento, planos e recursos – Consórcio Nascentes do Pantanal 
 
Consórcio do Alto rio Paraguai 
 
Tempo aberto para apresentação de municípios que trabalharam individualmente no tema do Saneamento 
 
14h30 às 15h30 – Discussão de uma agenda de atividades com a finalidade de atingir as metas do Saneamento na região 
 
15h30 às 16h – Balanço final e encaminhamentos.
 
Secom-MT 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br