Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de setembro de 2008

EXPEDIÇÃO RÁDIO ELDORADO NO RIO TIETÊ - 2008


EXPEDIÇÃO TIETÊ DO SÉCULO 21
Em Pirapora do Bom Jesus, poluição e mau cheiro afetam o turismo local - Crédito: Helvio Romeiro/AE - 03.08.2005

18 anos depois, ''Eldorado'' revisita o Rio Tietê

Rádio Eldorado - 22/09/08

Há 18 anos, foi ao ar um programa que mudou a vida às margens do Rio Tietê.
Em parceria com a BBC de Londres, a Rádio Eldorado levou ao ar um programa de duas horas, em um formato ousado para os equipamentos da época: um repórter percorreu o Rio Tietê, em São Paulo, enquanto outro percorreu o então recém-despoluído Tâmisa, em Londres.

Boletins diários AM 700 kHz - FM 92,9
O programa desencadeou e colocou no centro das atenções a emissora conhecida como Rádio Cidadã. Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, nos anos seguintes os microfones da Eldorado estiveram permanentemente abertos para debater e apresentar à população como andavam as obras de despoluição do Rio Tietê, financiadas pelo governo do Estado e pelo Banco Mundial.

Agora, o repórter Flavio Perez, da Eldorado, irá refazer a expedição, e percorrerá mais de mil quilômetros da extensão do Rio Tietê, com boletins ao vivo sobre a vida às suas margens.
O objetivo é traçar um comparativo com 18 anos atrás e conhecer as expectativas para o rio neste século.

A reportagem fará todo o trajeto em sete dias, de carro e bicicleta saindo da nascente até a foz. Serão percorridos os 1.140 quilômetros do Tietê, que tem mais de 60 cidades nas suas margens.
Nas emissoras AM e FM, a partir de hoje, a programação terá informações diretamente do Tiete. O wiki site http://www.riotiete.com.br/ e http://territorioeldorado.limao.com.br/ será atualizado com fotos de cada trecho do rio. Em foco, o Tietê, de sua nascente até sua foz, mostrando as perspectivas econômicas e culturais, o que mudou nesta virada de século e o passado resguardado...

ABAIXO-ASSINADO
Há alguns anos, a Rádio Eldorado e a SOS Mata Atlântica encabeçaram o maior abaixo-assinado já feito na América Latina por uma causa ambiental. Foram arrecadadas 1,2 milhão de assinaturas de cidadãos e instituições, pedindo a despoluição do rio. A iniciativa foi apontada como um bom exemplo do poder de um veículo de comunicação na educação e mobilização social para o todo o País. Fonte: Estadão



O BLOG SOS RIOS DO BRASIL VAI ACOMPANHAR A EXPEDIÇÃO:

Veja o primeiro dos Boletins Diários, onde o repórter Eldorado Flavio Perez, fala sobre o grave problema da poluição, das espumas e do mau cheiro que invade a Estância Turística Religiosa de Pirapora do Bom Jesus (SP), afetando os turistas visitantes, o comércio local e principalmente a qualidade de vida dos moradores daquela cidade.

O uso de detergentes e produtos químicos não biodegradáveis em S. Paulo e cidades vizinhas afetam muito aquela cidade turística por onde passa o Rio Tietê.
Ouça o repórter, um comerciante e o Secretario do Meio Ambiente do Estado de S. Paulo, Xico Graciano que falam sobre essa grave poluição levada pelo rio.

Clique e ouça: Boletim de 22 set 08


"ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!"

UMA CAMPANHA DO INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br