Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de setembro de 2008

VI DIÁLOGO INTERBACIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RECURSOS HÍDRICOS


SERVMAR PARTICIPA DO VI DIÁLOGO INTERBACIAS, COM MINI CURSO E WORKSHOP

11/9/2008 - Mariana Paim
Aconteceu, de 02 a 05 de setembro, o VI Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos (http://www.dialogointerbacias.org/).

O evento é realizado anualmente, desde 2003, no município de Avaré, às margens do lago da Usina Hidrelétrica Jurumirim, no Rio Paranapanema.

Considerado hoje um dos maiores eventos na área de recursos hídricos do Brasil, contou com a presença de educadores, formadores de opinião, membros de nove Comitês de Bacias Hidrográficas, prefeitos municipais, vereadores, técnicos de órgãos públicos e privados, ambientalistas, além da sociedade civil em geral, num total de aproximadamente 700 participantes, de 327 municípios do Estado de São Paulo.

A Servmar esteve presente no Diálogo com workshop e mini-curso sobre o tema “Recursos Hídricos Subterrâneos”, uma excelente oportunidade para mostrar o trabalho que a empresa vem realizando no “Programa Gestão da Água Subterrânea”.

O mini curso, ministrado pelo Prof. Dr. Ricardo Hirata, do Instituto de Geociências da USP, teve 9 horas de duração e tratou da proteção e gestão dos recursos hídricos subterrâneos. Um tema de extrema importância, que teve sua capacidade de participação esgotada antes do término das inscrições. Ao final do mini curso foi distribuído aos participantes o Manual “Proteção da Qualidade da Água Subterrânea”, do Banco Mundial, traduzido e produzido pela Servmar.

O workshop contou com as palestras do Eng. Maurício Desgualdo, Coordenador do Programa Gestão, e do Geólogo Mateus Delatim Simonato, que apresentou os trabalhos práticos que a Servmar vem desenvolvendo junto às empresas privadas e Poder Público, destacando as ferramentas utilizadas e os resultados, bastante importantes para o Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Saiba Mais

Postado por: Mariana Paim
Fonte: Servmar Ambiental & Engenharia
Diálogo Interbacias Hidrográficas
O Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos tem como objetivo central dar continuidade ao processo de integração e articulação de programas, projetos e ações educativas, realizadas por diferentes atores sociais, órgãos públicos e entidades da sociedade civil, articulados com os princípios, objetivos e diretrizes da política estadual de gerenciamento de recursos hídricos, no âmbito da área de atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, visando construir uma nova cultura ambiental e de cuidado com as águas.
Nos Diálogos anteriores, realizados anualmente desde 2003, foram abordados vários temas articulados aos eixos principais “Educação Ambiental” e “Gerenciamento de Recursos Hídricos”, na perspectiva de fomentar um processo permanente de diálogo sobre a Educação Ambiental em Recursos Hídricos, visando divulgar e valorizar práticas educativas e promover uma avaliação de seus resultados diretos e indiretos nas escolas, universidades, órgãos públicos, entidades da sociedade civil e comunidades das bacias hidrográficas.
O público alvo é constituído por educadores, formadores de opinião, membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, prefeitos municipais, vereadores, técnicos de órgãos públicos e privados, ambientalistas e da sociedade civil em geral. Nos Diálogos I a V participaram aproximadamente 2500 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br