Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de julho de 2009

GOVERNO BRASILEIRO IMPEDE O PARAGUAI DE VENDER ENERGIA EXCEDENTE DE ITAIPU

http://www.gmapsbrasil.com/sightseeing/page/9
Paraguai não poderá vender energia excedente de Itaipu para outros países

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo brasileiro não vai permitir que o Paraguai venda a energia excedente a que tem direito da Usina Hidrelétrica de Itaipu para outros países. De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, o Brasil ainda não fechou uma proposta para ser apresentada ao país vizinho em relação às negociações sobre a energia de Itaipu. “Mas de maneira alguma se aceita que a energia seja vendida para terceiros países”, afirma.

Segundo ele, os técnicos do setor elétrico estão realizando diversas reuniões para apresentar as opções ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Não existe decisão nenhuma de qual proposta que será levada. Estão sendo analisadas hipóteses para tomar uma decisão dentro do governo e levar para negociação com o Paraguai”, explica.

Uma das hipóteses que estão sendo estudadas pelo governo brasileiro é a possibilidade de autorizar o Paraguai a vender diretamente no Brasil a sua parte da energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Atualmente, o Paraguai só pode vender a energia excedente ao governo brasileiro, que a comercializa no mercado interno por intermédio da Eletrobrás.

Tolmasquim disse que o governo também não fechou ainda todas as diretrizes do novo marco regulatório para o petróleo da camada pré-sal, nem o papel que a Petrobras terá dentro das novas regras. “Estamos vendo várias hipóteses, não da para adiantar, é uma obra em andamento. Em algumas a Petrobras pode vir a ter um papel maior”, diz o presidente da EPE.

Edição: Ivanir José Bortot/Agência Brasil


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br