Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de julho de 2009

NO NORDESTE MAR DESTRÓI CONSTRUÇÕES NO LITORAL

Foto: Divulgação/TV Globo Nordeste Força do mar está destruindo a orla de Paulista (Foto: Divulgação/TV Globo Nordeste)

Força do mar destrói bares e casas no litoral pernambucano
Cidade de Paulista enfrenta o problema em período de chuvas.
Administração municipal espera verba federal para recuperar a orla.

Do G1, em São Paulo, com informações do pe360graus.com/Globo Nordeste

Moradores e comerciantes da cidade de Paulista (PE) estão preocupados com o avanço do mar sobre a orla. Eles correm o risco de perder casas e bares, enquanto esperam por uma solução para o problema. As ondas já prejudicaram o funcionamento de pelo menos 14 estabelecimentos comerciais na região.

A força do mar causou a destruição da cozinha de Cátia Maciel, que agora é a frente do bar. Não sobraram nem as telhas. A dona do estabelecimento viu, aos poucos, um investimento de uma vida virar ruína e nada pode fazer. “Tinha uma área mais para frente, onde a gente colocava as bandejas dos garçons, e a parte da frente, onde o pessoal tomava sol, curtia o mar. Agora, dá uma tristeza, porque era uma praia linda”, disse.

Saiba mais
Maré alta destrói calçadão de praia em Pernambuco

Outros treze bares da Praia de Pau Amarelo, entre eles o de Jorge Ferreira dos Passos, estão na mesma situação. “Começou de dois anos para cá, meu bar era bem mais na frente, mas já troquei de lugar três vezes”, disse.

Em Maria Farinha, também em Paulista, os proprietários de casas localizadas na beira da praia estão apreensivos. Eles reforçaram os muros para tentar conter os estragos causados pelo avanço do mar, mas lembram que as medidas estão longe de resolver o problema.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Paulista informou que o Ministério da Integração Nacional aprovou uma verba de R$ 13 milhões para as obras de recuperação da orla e contenção do avanço do mar. O trabalho vai começar assim que o dinheiro chegar, o que de acordo com a prefeitura, não tem prazo estipulado. Fonte: Globo.com - G1

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br