Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de julho de 2009

SOBRA ENERGIA ELÉTRICA ATÉ 2013, DIZ PRESIDENTE DA EPE


Sistema tem sobra de energia até 2013

Sobra se deve à queda do consumo e aumento da produção, diz EPE

Leonardo Goy
Jornal Estadão 21/07/2009

O sistema elétrico brasileiro deverá operar com "uma sobra estrutural" de energia elétrica de aproximadamente 4 mil megawatts médios até 2013. Segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, essa sobra foi um dos temas da reunião de ontem do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico.

Isso significa, segundo Tolmasquim, que mesmo num dos piores cenários de falta de chuvas, haverá a sobra, que equivale à geração das duas usinas hidrelétricas em construção no Rio Madeira: Santo Antônio e Jirau.

Essa sobra, explicou Tolmasquim, decorre da conjunção de vários fatores: da queda do consumo gerada pela crise econômica; do fato de os projetos de energia nova estarem começando a ser entregues; e "da excelente" situação das chuvas neste ano. "Isso não significa que podemos esmorecer no licenciamento e na construção de novas hidrelétricas. Essa sobra nos dá margem de manobra", disse.

ITAIPU

Tolmasquim afirmou também que o Brasil não aceita a hipótese de o Paraguai vender para outro país sua cota excedente da energia da usina hidrelétrica de Itaipu. Ele comentou, porém, que o Brasil ainda não fechou a proposta que será apresentada no próximo fim de semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao colega Fernando Lugo.

Questionado sobre o pleito do Paraguai de vender no mercado livre brasileiro a energia e não para a Eletrobrás, como acontece hoje, Tolmasquim ponderou que nessa hipótese a energia permanece no Brasil. "O que não se aceita é vender a terceiros", explicou. Economia e Negócio do Estadão 21/07/2009


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. se há sobra de energia, por que o preço (do mercado livre) da energia não cai?

    simples, por que o governo (e suas vozes aneel, ons, ccee) permite que se trate a energia como café. põe fogo mas não vende mais barato. por isso a especulação e a exploração do custo de (falta de) oportunidade.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br