Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de agosto de 2009

FLUTUADOR DO IPT/SPTV VAI MEDIR A OXIGENAÇÃO DA ÁGUA DO RIO TIETÊ (SP) - II

Dan Robson é o aventureiro que acompanha o flutuador, de caiaque, pelo Rio Tietê.


Flutuador mede oxigênio do rio Tietê
Rios do SP - SPTV - Rede Globo

A partir de amanhã você vai saber quais são os trechos mais poluídos do Tietê. Um flutuador vai ser lançado no rio para medir a oxigenação da água.

Desde o começo o SPTV apresenta uma grande discussão sobre o futuro dos rios que cortam a Grande São Paulo. O que mais polui o Tietê e o Pinheiros é lixo jogado na rua e que vai parar dentro dos rios e o esgoto que não é tratado.

O que você pode fazer para mudar essa situação? A partir de amanhã você vai saber quais são os trechos mais poluídos do Tietê. Um flutuador vai ser lançado no rio para medir a oxigenação da água.

O SPTV procurou o IPT, que é do governo do estado, para desenvolver o flutuador. O instituto de pesquisas tecnológicas criou a estrutura que vai ser lançada no rio Tietê. Dentro do flutuador, existem vários equipamentos desenvolvidos pelas equipes de pesquisa da Rede Globo, que adaptou sensores e o GPS para o projeto. Por exemplo, pra facilitar o trabalho, o aparelho funciona com baterias iguais às que a gente usa nas nossas câmeras de reportagem.

O importante é abrir a discussão sobre o futuro dos nossos rios. Um vive cheio de lixo, cheira mal. O outro tem tanta poluição que parece que a água não se move. Essa é a realidade dos nossos rios Pinheiros e Tietê.

Em abril o SPTV mostrou a experiência da Coreia do Sul, que conseguiu despoluir o principal rio que corta a capital, Seul, e os córregos que deságuam nele. O engenheiro que cuidou da revitalização do córrego Cheong-Gye veio a São Paulo para participar de um seminário, promovido pela USP e Rede Globo. A grande discussão sobre o futuro dos nossos rios, teve a participação de autoridades e de especialistas.

A nova etapa do nosso projeto envolve uma parceria com o IPT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado. Usando tecnologia desenvolvida para a construção de navios, os engenheiros criaram um flutuador, uma peça que será lançada no Tietê.

Lá dentro tem um sensor que vai medir a quantidade de oxigênio na água do rio, duas microcâmeras para gravar as imagens e um GPS, um equipamento que vai nos dizer, em tempo real, onde o flutuador está.

Foram quatro meses de trabalho e um robô preparou a estrutura. A peça tem 11 kg e 48 centímetros de diâmetro. Uma vedação de alumínio impede que a água entre.

“Por ser um ambiente sem controle, tudo tem que ser programado, tudo tem que ser projetado, para evitar qualquer tipo de risco ou dano ao equipamento, ou perda de algum dado”, diz Fábio Villas Boas, assistente de pesquisas do IPT.

“O oxigênio é o principal indicativo de vida ou de possibilidade de vida no meio aquático. A presença de oxigênio em quantidade adequada, o valor normal é da ordem de nove miligramas por litro, ele indica que a água tem pouca matéria orgânica e daí a gente pode dizer que ela recebe uma pequena quantidade de esgoto ou de outros poluentes”, afirma José Rodolfo Scarati, professor do departamento de Hidráulica da USP.

Dos 1.100 km do rio Tietê no estado de São Paulo, o flutuador vai percorrer 500 km.

O equipamento será lançado amanhã em Biritiba-Mirim, na região metropolitana. Vai passar por 30 cidades: de Biritiba-Mirim, na região metropolitana, a Barra Bonita no centro-oeste do estado.

“Este projeto é pioneiro no estado. Ali você está tendo uma informação real do que está acontecendo no rio, naquela hora. Isso é uma coisa fundamental para se estudar efetivamente se tudo o que está sendo feito naquele rio, se os projetos estão dando resultado ou não”, explica Teresa Costa, química.

Vamos recolher o flutuador em Barra Bonita, onde começa a hidrovia Tietê-Paraná. O rio naquela região fica muito largo, recebe grandes embarcações e seria difícil controlar o flutuador no meio delas.

O que nós queremos é continuar a discussão sobre as nossas águas e chamar a atenção para o futuro dos nossos rios. Nós, juntos, temos o poder de mudar a situação deles para melhor.

O local escolhido para o início do lançamento do flutuador não é na nascente do rio, pois o trecho entre a nascente e Biritiba Mirim tem cachoeiras e represas.

Dan Robson é o aventureiro que acompanha o flutuador

Dan Robson é apaixonado por aventuras. Percorreu, de bicicleta, os quatro mil quilômetros da rodovia Transamazônica; por dois meses morou numa caverna e, a pé, andou pelas praias do litoral brasileiro, durante um ano.

Agora o companheiro inseparável será um caiaque. É com essa embarcação que Dan vai entrar nas águas do Rio Tietê para proteger o nosso flutuador. “Ele dá uma rigidez na água é bem tranquilo de se navegar porque tem três pontos de flutuabilidade que dá para você não cair na água que é o risco nosso da viagem”, diz Dan Robson, aventureiro.

Se o caiaque virar, ele tem que deixar o rio. Apesar de ter tomado algumas vacinas, se cair na água, Dan tem até dez horas para tomar outras medicações. “Eu tenho uma pequena fobia de injeção. Eu não vou virar esse bote”, afirma ele.

Ele vai usar uma roupa especial, totalmente vedada, para evitar o contato com a água nos trechos mais poluídos.

O atleta fez vários testes no próprio rio. Dan tem que desenroscar o flutuador no meio do caminho, caso o equipamento fique preso num monte de sujeira. Se chover forte, vai controlar a velocidade para que não ande rápido demais. Além disso vai filmar todo o trajeto e fazer contato com a emissora várias vezes ao dia.

O aventureiro fica no rio ao longo do dia, mas vai descansar durante a noite, para seguir o trajeto no dia seguinte.

O projeto é importante para o mapeamento do rio. Com a medição, será possível saber em quais áreas o Tietê ainda tem vida.

SAIBA MAIS:

FLUTUADOR DESENVOLVIDO PELO IPT/USP VAI PERCORRER 500 KM MEDINDO A QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO TIETÊ (SP) - VEJA O VÍDEO DO PROJETO
*
VOCÊ PODE PARTICIPAR:
CONVIDAMOS OS RIBEIRINHOS DO RIO TIETÊ PARA QUE ACOMPANHEM AS NOTÍCIAS DO AVENTUREIRO DAN PELO SPTV E POSSAM SAUDÁ-LO, HOMENAGEÁ-LO, OFERECER FRUTAS, SUCOS, ETC, AO PASSAR POR SUAS COMUNIDADES, ANALISANDO AS ÁGUAS DO RIO.
QUEM CONSEGUIR UMA BOA FOTO OU VÍDEO PODE ENVIAR PARA O BLOG QUE VAMOS PUBLICANDO - E-mail: contato@sosriosdobrasil.org

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. UM ÓTIMO TRABALHO A TODOS OS ENVOLVIDOS O PROJETO FLUTUADOR. SUCESSO ABSOLUTO. É UM PROJETO INÉDITO. E NÓS, NOSSOS FILHOS E NETOS, COLHEREMOS MUITOS FRUTOS DESTA FANTÁSTICA INICIATIVA. ISSO É JUSTO E PERFEITO!

    ResponderExcluir
  2. tem que escrever mais sobre o flutuador

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br