Dan Robson, acostumado com grandes desafios vai enfrentar, num caiaque, 500 km do Rio Tietê e acompanhar o percurso do flutuador.
SPTV 2ª Edição - TV GLOBO - 28/08/2009
Reportagem - RIOS DE SÃO PAULO
Conheça o guardião do flutuador que percorrerá 500 km do Rio Tietê
O equipamento foi especialmente desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o IPT, e será lançado pela TV Globo, na semana que vem para medir a qualidade da água.
Nosso aventureiro veio conhecer o local onde a jornada vai começar: a barragem de ponte nova, a 100 km da capital.
Escolhemos Dan Robson porque ele está acostumado a desafios incomuns. Ele já caminhou oito mil quilômetros a pé do sul ao norte do país. Agora, sua missão é acompanhar o flutuador, que leva equipamentos para medir a qualidade da água.
Numa manhã linda de sol, Dan fez o primeiro teste no Rio. Em Biritiba-Mirim possível ver atrás a barragem e a partir de um ponto onde o rio Tietê esta com águas limpas, cristalinas. É lá que Dan vai começar a aventura dele. Porque no trecho o rio já esta em condições de receber a bóia e também o Dan dentro do bote.
Dan vai levar câmera, GPS, rádios de comunicação e até um laptop para estar sempre em contato com as equipes de apoio. Tudo vai dentro de sacos bem vedados, para não entrar água.
“O procedimento que vou fazer agora é dia dia a dia: vestir a roupa, verificar o caiaque, colocar o equipamento na água”.
Para enfrentar os trechos mais poluídos do rio, Dan vai usar uma roupa especial.
Logo de cara, uma surpresa. É só abaixar pra pegar sujeira. “Uma lata de extrato de tomate”, avisa Dan. Uma pescaria nada proveitosa.
No teste, um garrafão pet simula o flutuador. Dentro do flutuador vão estar os equipamentos mais importantes: um GPS, microcâmeras e um sensor de oxigênio, para medir a capacidade de vida no rio. Apesar do lixo, o rio, no local, dá até peixe.
“Aqui o oxigênio está marcando ta marcando 6.38. O índice acima de seis é considerado muito bom”, explica.
A bordo de um caiaque inflável, o aventureiro faz a sua primeira experiência pelo rio. O trecho é de nove quilômetros. “O rio é muito baixo, tem muito galho, muita pedra, aranha”, conta.
A maior dificuldade no teste foi lidar com o equipamento. “Eu tenho de encostar na margem tirar colete, descer o zíper e deixar uma mão livre porque eu não consigo movimentar o equipamento com essa luva”, avisa.
Ele fala da expectativa para o novo projeto. “Vai se uma viagem estranha porque você está em contato com a água e não pode utilizá-la, uma experiência diferente, de navegar e tomar cuidado para não entrar em contato com a água”.
VEJA O VÍDEO SOBRE O PROJETO - SP TV 2ª EDIÇÃO
O meu maior sonho, é um dia poder ver o nosso rio tietê limpo e pescar nele!Hoje tenho 43 anos, e desde criança já o conheci poluído. Será que quando, eu for um senhor de 65 anos já poderei realizar esse meu sonho? Deixo aqui o meu registro, espero um dia retornar a esta pagina e contar para todos como foi a minha pescaria nele!!!
ResponderExcluirEdson Luvizotto
e-mail : edsonluvizotto@hotmail.com
Oi pessoal,
ResponderExcluirÉ muito bom ver tantas respostas positivas em relação ao trabalho do Dan em parceria com a Globo.
Para quem quiser continuar seguindo a aventura dele no Rio Tietê após o término do projeto, é só entrar no site dele (www.dan.com.br), ou no twitter (http://twitter.com/danrobsondias). Ele vai seguir com seu projeto Tietê às Claras.
ótimo André,
ResponderExcluirVamos visitar o site do Dan e passar informações para os internautas do nosso Blog.
Por favor, envie fotos e videos que disponibilizar e mais detalhes sobre o trabalho do Dan em defesa do Tietê.
Envie, por favor, o email dele que queremos mandar umas perguntas para que ele possa responder numa reportagem que queremos fazer sobre ele e sua aventura no Rio Tietê, que estamos acompanhando e divulgando através das reportagens e vídeos da Globo.
Grato pelo comentário,
Prof. Jarmuth Andrade