Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de agosto de 2009

GOVERNO DA BAHIA REALIZA DESPOLUIÇÃO E RECUPERAÇÃO DO RIO CASCÃO E RIO DAS PEDRAS

Canal Imbuí - Rio das Pedras - Salvador (BA)
Governo do Estado está recuperando o Rio Cascão/das Pedras

INGÁ 13/08/2009

O Rio Cascão, onde a Prefeitura de Salvador e a Construtora OAS estão realizando as obras de urbanização do canal do Imbuí, está em processo acelerado de despoluição e recuperação pelo Governo do Estado da Bahia, através do Programa Água Para Todos, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente.

O projeto de esgotamento sanitário, iniciado em fevereiro de 2009, visa implementar 100% de ligações de esgoto na bacia do Alto Pituaçu, que engloba o Rio Cascão, o Rio Saboeiro e o Rio das Pedras, com 14.750 ligações intradomiciliares. A previsão de conclusão da obra é de 24 meses e o investimento é de R$ 15.156.855,00.

A sub-bacia do Rio Cascão possui 16 km2 e está dentro da bacia hidrográfica do Rio Pituaçu.

O investimento em saneamento básico, com a retirada dos esgotos domésticos lançados in natura no rio, é a solução para a revitalização do corpo d’água.

Já o Rio Saboeiro tem suas nascentes entre Engomadeira e Narandiba, banha o Cabula e o Saboeiro, e se encontra com o Rio Cascão no Imbuí, no início da avenida Jorge Amado. Só no final da década de 70 foi iniciada a implantação de condomínios e estabelecimentos comerciais nos bairros do entorno da avenida Paralela, e iniciado o processo de lançamento de esgotos sem tratamento, contaminando o rio.

Com a despoluição e revitalização, no período de um ano, o rio irá se auto-recuperar, voltando a ser limpo e um orgulho para a cidade. Com isso, a cidade poderá usufruir de uma área verde e agradável com um rio de águas limpas.

Rio possui nascente preservada

O Rio Cascão recebe as águas do Rio Saboeiro e deságua no Rio das Pedras, na altura do bairro do Imbuí, e possui uma nascente preservada em uma das áreas mais importantes de remanescentes de Mata Atlântica em Salvador.

A nascente aflora no bairro Saboeiro e é de águas limpas próximo à Vila Joaquim, no bairro Saboeiro, e é conhecida pelos moradores como “minadouro”. Eles relatam que aquele trecho do rio sempre foi muito utilizado para banho, para lavar roupas, para pesca e para consumo.

Seu trecho principal está preservado em 200 hectares de mata protegida pelo 19º Batalhão de Caçadores do Exército (19 BC), no bairro do Cabula, onde se encontra também a represa do Rio Cascão.

Tanto o trecho principal do Rio Cascão quanto o lago da represa têm águas limpas, com peixes de várias espécies e cardumes, o que representa grande biodiversidade. Ao redor, árvores imensas, micos e pássaros nem te fazem lembrar que está dentro da cidade.

A Represa do Rio Cascão foi construída em 1905 para abastecer a então “Cidade da Bahia”. Sua importância histórica e ambiental para a cidade dava nome à atual avenida Jorge Amado, que na época tinha o nome de avenida Vale do Cascão. Fonte: Fabiano Barreto - "fabiano.barretto@globalgarbage.org"

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br