Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de agosto de 2009

DESPEJAMOS DIARIAMENTE 5,4 BILHÕES DE LITROS DE ESGOTOS NOS RIOS DO BRASIL


Brasil despeja 5,4 bilhões de litros de esgoto diariamente nos rios

O Instituto Trata Basil avaliou o saneamento de todas as cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes. Essa é uma área em que o Brasil apanha até dos vizinhos mais pobres da América Latina, como Paraguai e Equador, que têm indicadores superiores aos brasileiros. Hoje, apenas metade do esgoto do país é coletada e, desse total, só 30% recebem tratamento. Isso resulta em 5,4 bilhões de litros de esgoto despejados diariamente nos rios.

As cidades que se destacam no ranking, como Franca e Uberlândia, têm uma característica comum: há anos o saneamento é prioridade em seu plano diretor e os investimentos são regulares, independentemente da natureza do órgão operador - seja ele privado, municipal ou estadual.

A Sabesp, que atende vários municípios bem colocados no ranking, é também responsável pela gestão em Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo e a 60ª da lista, com apenas 3% do esgoto tratado.
Isso mostra que é a administração municipal - o prefeito mesmo - que faz a diferença.
Em Sorocaba, interior de São Paulo, a prefeitura investiu na última década 150 milhões de reais em saneamento, o que fará com que a rede de coleta de esgoto atinja 100% de cobertura em 2009 e o tratamento dos dejetos chegue a 96%
O valor de políticas estruturadas é comprovado por Franca, que reduziu em 20 anos a mortalidade infantil, de 85 para 12 mortes a cada 1 000 nascimentos; e por Sorocaba, que despoluiu totalmente seu principal rio. Fonte: Revista Exame, 14/05/2009; e Instituto Trata Brasil/Blog INgFORME-SE

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br