Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de agosto de 2009

SEMINÁRIO PROTEÇÃO E REVITALIZAÇÃO DOS RIOS URBANOS - SALVADOR (BA)


Proteção e revitalização de rios urbanos é tema de Seminário

Ascom Inga -BA - 18/08/2009

Com o objetivo de discutir a situação das águas no espaço urbano, as perspectivas de proteção e as experiências positivas nacionais de revitalização de rios que cortam as cidades em todo o país, o Governo da Bahia, através do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente, promove o Seminário “Proteção e Revitalização dos Rios Urbanos”, no próximo dia 25 de agosto.

A proposta do seminário é debater idéias e apresentar os projetos de recuperação de rios contaminados por esgotos industriais e domésticos que cortam os grandes centros urbanos. Após o tratamento dos esgotos, os rios se recuperam e suas águas podem ser usadas para banho, consumo e pesca.

O evento será realizado no Auditório Paulo Jackson, do INGÁ, de 9h às 17h, localizado na avenida ACM, 357 – Itaigara, em Salvador, e conta com a participação e apoio de representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal (MPE e MPF), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional de Águas (ANA), Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Prefeitura de Curitiba, Prefeitura de Irará, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Programação
Após a abertura, às 9h30, serão apresentadas as “Experiências Exitosas de Despoluição dos Rios”, por representantes do Igam, da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas de Belo Horizonte e da Cetesb.

Às 11h, será apresentado o tema “Revitalização dos Rios Urbanos”, pela Prefeitura de Curitiba e pelo professor de hidrologia da Escola de Politécnica da UFBA, Lafayette Dantas Luz.
Às 14h, haverá uma mesa-redonda sobre “Os Instrumentos da Política de Recursos Hídricos”, que serão apresentados pelo INGÁ e pela ANA. E às 16h, será apresentada a mesa-redonda “Caminhos Possíveis para a Proteção dos Rios”, por representantes da Sedur, Embasa e Conerh.

O seminário é gratuito e aberto ao público, mas como as vagas são limitadas, para participar, é necessário se inscrever através do telefone (71) 3116-3009 ou do email cerimonial@inga.ba.gov.br.
Em São Paulo, o projeto de despoluição do Rio Tietê já mostra resultados animadores. O Rio, que passou décadas recebendo esgotos in natura de mais de 34 municípios da região mais populosa do Brasil, somando mais de 17 milhões de habitantes e mais de mil indústrias poluidoras, hoje apresenta melhoras de forma gradativa da qualidade das águas da bacia do Alto Tietê e Represa Billings. Em Minas Gerais, foi feito o mesmo com o Rio das Velhas, através do Projeto Manuelzão.
17/08/09 Ascom INGÁ
Mais informações: Letícia Belém/Yordan Bosco/ Brenda Medeiros
(71) 3116-3286/ 3042 /3215 /9966-7345

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br